Mulheres altas que fazem fertilização in vitro engravidam mais de gêmeos
Mulheres de alta estatura que ficam grávidas após receber dois embriões pelo método de fertilização in vitro têm mais chances de dar à luz gêmeos. Essa é a conclusão de um estudo holandês divulgado nesta segunda-feira (4).
Esse é o primeiro estudo que relaciona a estatura das mulheres com a possibilidade de gravidez múltipla após a fertilização in vitro, segundo a especialista em Medicina Reprodutiva Marieke Lambers, do Centro Médico Universitário VU (VUMC), que fica em Amsterdã, na Holanda.
Os cientistas avaliaram informações de 19.840 mulheres entre 1983 e 1995. Do total de mulheres, 2.357 receberam dois embriões, o que resultou em 371 gestações simples e 125 gestações de gêmeos.
Quando os pesquisadores avaliaram apenas o grupo de gêmeos, eles notaram que as mães tinham uma estatura média superior a 1,74 m. Além disso, diz a médica, 11 ovócitos recuperados foram associados, cada um deles, a gestações duplas.
– A relação entre o alto número de ovócitos recuperados e o nascimento de gêmeos provavelmente reflete o fato de as mulheres terem embriões de boa qualidade. Mas a associação entre a gravidez múltipla e a estatura é mais difícil de explicar.
Apesar disso, a médica ressalta que o estudo é mais um passo que poderá permitir, no futuro, um tratamento personalizado de fertilização in vitro.
O estudo foi apresentado ontem durante o encontro anual da Sociedade Europeia para Reprodução Humana e Embriologia, que ocorre em Estocolmo, na Suécia.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
queria muito saber se voces tem algum programa que ajuda finaceiramente a mulher fazer a inseminaçao in vitro??