Museu do Estado é reaberto após revitalização
O Museu do Estado, na avenida Rui Barbosa, está de cara nova. O casarão foi revitalizado e as obras custaram mais de R$ 1 milhão. A reforma teve início em 2009 e compreendeu serviços de iluminação externa, pavimentação do estacionamento, climatização, paisagismo e irrigação dos jardins. A reabertura do museu aconteceu nesta terça-feira (12).
“Fechando um projeto importante para nós e para todo o grupo que trabalhou. Estão todos de parabéns, assim como o povo de Pernambuco que pode visitar um museu adequado para os visitantes”, explicou a diretoria Margot Monteiro.
O Museu do Estado de Pernambuco foi criado em 08 de fevereiro de 1929. Em 1933 o museu foi extinto, e de 1934 a 1940 o seu acervo ficou sob a guarda da Biblioteca Pública do Estado. Quando, surgiu no país uma nova política sobre preservação de bens culturais e o Museu do Estado foi recriado por um decreto de 10 de maio de 1940, sendo inauguradas suas novas instalações no casarão, onde funciona até hoje.
O palacete do século XIX, que pertenceu a Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe. No começo do século XX, o prédio foi modificado com o acréscimo do segundo pavimento e, em dezembro de 1951, foi incorporado ao patrimônio do museu um novo pavilhão, denominado de anexo I, ampliando o espaço cultural para novas atividades.
Em 1988, o museu ganhou nova reforma, nos porões do casarão, e passou a oferecer ao público duas galerias de exposições temporárias. Compõe, ainda, o conjunto arquitetônico uma pequena casa, que abriga uma casa de chá/lanchonete.
Fonte: pe360graus.com.br
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário