Museu do Estado recebe obras da Bienal de SP
Depois do Mamam e da Galeria Vicente do Rego Monteiro, chegou a vez do Museu do Estado de Pernambuco abrir hoje, às 20h, suas portas para abrigar as obras itinerantes da Bienal de São Paulo. Segundo Moacir dos Anjos, curador junto a Agnaldo Farias, o espaço hospedará em seus salões 48 obras, de 11 artistas, com projetos que jogam com o dilema da visibilidade e da invisibilidade. Um bom exemplo é a série “Historic Photographs” do alemão Gustav Metzger, composta de ampliações em grande escala cobertas por panos que precisam ser retirados, mas cuja aproximação do visitante impossibilita-o de ver a imagem por inteiro.
Também vale destacar a presença de duas obras, ambas de 1968, de Lygia Pape, uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras. A primeira é um vídeo-registro da performance “Divisor”, onde um tecido enorme é compartilhado por várias cabeças, gerando uma espécie de corpo múltiplo e disforme. A segunda, por sua vez, é a fotografia “A língua apunhalada”, provavelmente uma das imagens mais impactantes de toda Bienal e que parece resumir a proposta central de diálogo entre arte e política.
No campo dos artistas internacionais estão presentes os trabalhos da sul-africana Moshekwa Langa, do belga David Claerbout e um vídeo do multiartista Samuel Beckett. Entre os pernambucanos (ou radicados no Estado) estão Marcelo Silveira, com um projeto de colagens que oscilam entre a legibilidade e a ilegibilidade de seus referentes, e Jonathas de Andrade, cujo “Educação para Adultos” se apropria de um método associativo entre palavra e imagem idealizado por Paulo Freire.
Serviço
Obras Selecionadas
Abertura Hoje, às 20h
Visitação De amanhã até 14 de agosto de 2011
Terça a Sexta das 9h às 17h
Sábados e Domingos das 14h às 17h
Museu do Estado de Pernambuco
Av. Rui Barbosa, 960, Graças
Fonte: Folha de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário