Nasa quer enviar cozinheiros e agricultores em missão a Marte
Entre a tripulação a ser enviada a Marte na primeira viagem ao planeta vermelho – missão planejada pela Nasa para depois de 2030 – deverão estar chefs de cozinha e especialistas em horticultura. A alimentação é uma das maiores preocupações dos desafios de enviar homens a Marte, e uma das soluções possíveis é que os tripulantes tenham sua própria horta espacial. As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Além de cultivar a própria comida, a agência espacial americana espera que os astronautas possam contar com pratos variados e saborosos que levantem a moral e não deixem a equipe se entediar.
De acordo com Maya Cooper, do laboratório de alimentos da Nasa, uma missão de cinco anos a Marte exigiria quase 3 toneladas de comida por pessoa.
Segundo a especialista, levar esta quantidade de comida ao espaço é impossível. “Precisamos de novas abordagens. Agora mesmo, estamos considerando a possibilidade de implementar um sistema bio-regenerativo que envolveria cultivar vegetais no espaço e talvez enviar cargas de alimento à Marte”, disse Maya.
Estas ideias envolveriam muita mais complicações que os atuais sistemas de alimentação utilizados na Estação Espacial Internacional. Sistemas bio-regenerativos são formados por plantas que servem tanto para alimentação como para filtrar o ar da nave. Entre aos vegetais que poderiam enfrentar a viagem estão alface, espinafre, cenoura, tomate e morango.
Os cientistas ainda avaliam a possibilidade de enviar, antes da nave tripulada, uma nave carregada apenas com comida, que fique esperando a chegada dos astronautas.
Fonte: Jornal do Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário