No Recife, homenagens a Luiz Gonzaga se estendem pela semana

Nesta terça-feira, dia 13 dezembro, o maior símbolo da música popular nordestina, o pernambucano Luiz Gonzaga, estaria completando 99 anos. O rei do baião receberá as devidas homenagens no Recife, mais especificamente no Pátio de São Pedro,  bairro de São José. Para festejar a data, vários shows de conhecidos nomes do forró estão programados em evento a partir das 20h. Também faz parte da agenda exibição de filmes e workshops durante toda a semana.

A festa acontece anualmente para comemorar o nascimento de Luiz Gonzaga e tem como objetivo despertar na população a necessidade de se preservar a memória do maior intérprete do forró nordestino. O cantor Daniel Bueno, natural da cidade de Carnaíba, no Sertão pernambucano, escuta as músicas do Mestre Lua desde criança e é um dos que subirá ao palco. Ele trará, em cerca de 50% do seu repertório, as músicas do compositor pernambucano. “Luiz Gonzaga é o maior nome da música de Pernambuco de todos os tempos, sendo eleito a personalidade do século 20 no estado. A obra dele é uma enciclopédia de todas as coisas nordestinas, desde a seca, chuva, até a fauna, flora, dor, sofrimento e alegria”, afirma Bueno, que faz questão de destacar a importância do evento para a cidade. O cantor, que também é estudioso da obra do Rei do Baião, estará lançando o livro ‘Glossário Gonzaguiano’ no próximo ano, fruto de 18 meses de estudo e reunindo tudo sobre a vida e obra do compositor.

Além de Daniel, estarão marcando presença no palco nomes como Cristina Amaral, Gustavo Tiné, a banda Sopa de Aruá, além do cantor e compositor alagoano Geraldo Cardoso. Todos os artistas trarão ao público um repertório especial, focado em músicas de Gonzagão. Cristina Amaral, por exemplo, fará um pout-pourri da obra do compositor, unindo músicas que contam a história dele e do povo nordestino. A homenagem começará com a música ‘Baião de São Sebastião’, que fala da chegada de Gonzaga ao Rio de Janeiro e é uma das primeiras composições do autor.

Cristina, que é natural de Sertânia, em Pernambuco, tem uma íntima relação com Luiz Gonzaga em sua vida e obra. Desde pequena, ouvia as músicas do mestre todas as manhãs. O pai, que costumava tocar gaita e cantarolar, ligava o rádio assim que acordava. A mãe, por sua vez, adorava dançar forró. Quando tinha cinco anos, viu o ídolo pela primeira vez, em um circo de Sertânia. Hoje, ela faz questão de manter a memória de Gonzaga viva no público. “Ele foi o percussor da música nordestina. Levou a tradição e a cultura da região para o Brasil todo. Imortalizou a música e o Nordeste, como no sucesso Asa Branca, cantado por diversos artistas do país”, contou.

Também estará aberto ao público durante o evento o Memorial Luiz Gonzaga,  no Pátio de São Pedro, que preserva a memória do artista. O espaço possui um acervo formado por discos raros de 78 rotações, vinis, cds, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato mp3. Além da exposição permanente, o espaço funciona como centro de pesquisa e documentação. No próximo ano, quando o Rei do Baião completaria 100 anos, grandes eventos devem tomar conta do Recife. “Será uma avalanche de homenagens, lançamentos de CDs, DVDs e livros sobre a obra do mestre Gonzaga”, promete Daniel Bueno.

O Centro Cultural Luiz Gonzaga, a ser construído no armazém10 do Porto do Recife, também deve abrir as portas no ano de 2012. A agenda de homenagens continua até esta sexta-feira (16).

Confira a programação
Terça-feira (13)
Das 9h às 17h – Audição do repertório de Luiz Gonzaga no Pátio de São Pedro
Cine Memorial Luiz Gonzaga
10h – Filme: O homem que engarrafava nuvens
14h – Documentário: TV Cultura – As sanfonas do Lua
19h – Parabéns pra Gonzagão no Pátio de São Pedro – Grande show com Daniel Bueno, Geraldo Cardoso, Cristina Amaral e Sopa de Aruá

Quarta-feira (14)
Das 9h às 17h – Audição do repertório de Luiz Gonzaga no Pátio de São Pedro
Cine Memorial Luiz Gonzaga
10h – filme: Chapéu de couro
14h – Documentário: Luiz Gonzaga – especial Globo News
14h30 às 17h – Workshop: Cronologia musical gonzaguiana (Edierck Silva)

Quinta- feira (15)
Das 9h às 17h – Audição do repertório de Luiz Gonzaga no Pátio de São Pedro
Cine Memorial Luiz Gonzaga
10h – Filme: E o mundo se diverte
14h – Documentário: Raízes do fole
19h – Lançamento do documentário Ascenso Ferreira: Menestrel do Povo (Direção: Wolney Mororó)

Sexta-feira (16)
Das 9h às 17h – Audição do repertório de Luiz Gonzaga no Pátio de São Pedro
Cine Memorial Luiz Gonzaga
10h – Filme: O comprador de fazendas
14h – Documentário: O Brasil da sanfona

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.