Nove medicamentos fitoterápicos são proibidos pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso e a comercialização no País de nove medicamentos fitoterápicos (feitos a base de ervas).
A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Além do uso e comercialização, a agência proibiu a fabricação e distribuição dos produtos em todo o território nacional.
RELAÇÃO – Na lista de proibidos estão o Chá Sete Ervas 130g (Rouxinol Produtos Naturais), indicado para queima de gordura; o xarope Flor da Índia (500ml), da Nutri Plantas, para prisão de ventre; o xarope Flor do Sertão (500ml), da Elis Natu´s, para úlcera e pedra nos rins; Flor da Catingueira (500ml), da Bonature Com. de Produtos Naturais; Umburana Composta (500ml, sem fabricante informado), para infecções; Nutri Plantas – Composto de Ervas Medicinais (500ml), da Nutri Plantas, para azia; Folha Santa (200ml), da Natureza Viva ME, indicado para evitar derrame; Elixir de Pai João (250ml, sem fabricante informado) e Tayucaroba (250ml, sem fabricante informado), para eliminar cravos e espinhas.
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
A ANVISA PROIBIU, TUDO BEM. MAS PORQUE? BASEADO EM QUE? A FITOTERAPIA É A MEDICINA MAIS ANTIGA QUE EXISTE. CONTÉM MUITO MENOS COMPONENTES NOCIVOS A SAUDE, E NÃO LEVA AO INDIVIDUO Á DEPENDENCIA COMO TANTAS DROGAS EXISTENTE NA FARMACIA. EXISTEM POR EXEMPLOS ERVAS PARA PARA PRISÃO DE VENTRE (PARA SER TOMADOS EM CHÁ) QUE NÃO CAUSA O DESCONFORTO E NEM OS PERIGOS COMO O DUCOLAX, GUTALAK, QUE POR SER LAXANTE DE CONTATO PODEM CAUSAR EFEITOS COLATERAIS PERIGOSOS. NO ENTANTO ESSES MEDICAMENTOS ESTÃO NA PRATELEIRA POR UM PREÇO MUITO ACESSIVEL E A DISPOSIÇÃO DE QUEM QUER COMPRAR. SE FOSSE REALMENTE FEITO UM ESTUDO SERIO E INVESTIGATIVO, VERIAM QUE MUITOS JOVENS, TEM PROCURADO ESSES LAXANTES COMO FORMA DE “ELIMINAR” O EXCESSO DA BARRIGA OU DE GORDURA.
A QUESTÃO NÃO É PROIBIR, MAS CREIO QUE A POPULAÇÃO DEVERIA SABER O MOTIVO E TAMBÉM SER OUVIDA A RESPEITO. COMUNICAÇÃO É O CAMINHO, E NÃO A AUTOCRATIZAÇÃO.
tomei o maldito tayucaroba quase morro mecausou gastrite poisso eu acho bom que aanvisa proiba