Número de formandos subiu de 300 mil para quase um milhão, diz secretário do MEC
O ministro da Educação, Fernando Haddad, comemorou os resultados do Censo da Educação Superior 2010, divulgados em entrevista coletiva no ministério. De acordo com ele, se os índices obtidos na última década forem seguidos, as metas para 2020, previstas no (PNE) Plano Nacional da Educação, serão superadas.
Um dos dados que entusiasmaram o ministro e também o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, foi o crescimento do número de formando. Segundo Costa, este número saltou de 390 mil em 2001 para 973 mil em 2010.
– Aumentamos o número de estudantes entrando, mas também o número de formandos. De 300 mil para quase um milhão. Isso significa que são mais profissionais para atender às demandas de crescimento social brasileiro e também do mercado.
De acordo com o levantamento, 6,3 milhões de matrículas foram feitas em 2010 em cursos de graduação presenciais e a distância em todas as 2.377 instituições de ensino superior do Brasil. A expectativa do governo, prevista no PNE, é atingir 10 milhões de matrículas até 2020, como lembrou Haddad.
– O presidente Lula tinha uma promessa de dobrar o ingresso nas universidades federais em oito anos. Nós superamos isso. Passamos de 148 mil em 2002 para mais de 302 mil em 2010. No número geral de matrículas, aumentamos 110 % em dez anos. Se mantivermos esse ritmo, vamos superar as metas estabelecidas no PNE.
Distribuição equilibrada
O ministro reforçou que durante a última década, a distribuição regional do ensino superior se tornou mais equilibrada. O número de estudantes entrando na faculdade no Nordeste aumentou de 15% para 19% e no Norte de 4,7% para 6,5% no período.
O resultado que o MEC busca, de acordo com Haddad, é chegar o mais próximo possível de uma proporcionalidade com o número de habitantes.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário