O avanço da guerra ao crack no Estado

Ainda faltam quatro meses para terminar o ano e a quantidade de apreensões de pasta-base de cocaína, matéria-prima do crack, já é 70% maior do que a registrada durante todo o ano de 2010, no Estado.

De janeiro até agora, o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) retirou de circulação 144 quilos de pasta-base, contra 85 quilos nos 12 meses do ano passado.

As últimas apreensões, no fim de semana, somaram sete quilos da droga, encontradas nos bairros do Pina, na Zona Sul do Recife, e Água Fria, na Zona Norte.

A quantidade de crack retirada de circulação este ano também é maior que em 2010: 27 quilos até agora. Ano passado foram 25 quilos.

Segundo a polícia, cada quilo de pasta base de cocaína resulta em três quilos de crack. Com um quilo de crack é possível produzir cerca de quatro mil pedras de crack.

O gestor do Denarc, delegado Luiz Andrey, credita mais apreensões de droga ao trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar. Também às ações de prevenção ao crack. “Estamos prendendo mais gente e pessoas mais qualificadas dentro do tráfico de drogas. Conseguimos desarticular vendas no atacado e no varejo”, observou Luiz Andrey.

Na área de prevenção, estão ativos 20 centros de atendimento no Estado exclusivos para drogados, além de 12 consultórios de rua. “Esses consultórios contam com equipes de psicólogo e assistentes sociais que atendem os usuários de drogas nas ruas”, explicou o gerente de Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rafael West.

Outra ação é o programa de proteção, que já acolheu 125 pessoas que estavam ameaçadas por causa de dívidas com drogas. Domingo (21), policiais do Denarc prenderam o casal José Fábio Serafim da Silva, 21 anos, e Ana Paula França de Lima, 27, no Pina. Na residência deles, foram encontrados seis quilos de pasta-base de cocaína.

“Começamos a investigá-los há um mês. Ontem (domingo – 21), abordamos Fábio quando ele saía de casa. Na residência, Ana Paula negou que havia droga, mas encontramos uma balança e uma sacola com seis quilos de pasta-base de cocaína que ela jogou pela janela e caiu numa laje”, relatou a delegada Maria Elizabeth Patriota. O casal vendia a droga para pequenos traficantes da Zona Sul.

Em Água Fria, sexta-feira passada, a polícia prendeu Alessandro da Silva Amorim, 29, e Fábio Franklin da Silva, 30. A prisão ocorreu na rua, no momento em que Fábio entregava a Alessandro uma sacola com um quilo de pasta-base de cocaína.

“Alessandro pagava R$ 50 para Fábio guardar a droga em sua casa”, contou a delegada Maria Antonieta Calado. Foram apreendidos também quatro aparelhos de telefone celular, R$ 32, uma balança, a moto de Fábio, que trabalhava como mototaxista, e o Celta de Alessandro.

Os quatro presos foram autuados por tráfico de drogas e associação com tráfico. A mulher foi levada para a Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, e os três homens para o Cotel, em Abreu e Lima, no Grande Recife.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.