Brasileiros enfrentam dificuldades e demora para retirar passaporte

Quem vai viajar para fora do Brasil precisa se programar com muita antecedência, pois há uma fila enorme para tirar o passaporte. O que explica a espera de mais de um mês? O brasileiro ouviu, acreditou nas mudanças e está viajando como nunca. Agora, para ir ao exterior, com exceção da América Latina, precisa do passaporte. A procura aumentou, mas a Polícia Federal não acompanhou o novo ritmo, o novo momento dos viajantes.

Após a digital ser conferida, é só tirar a foto. “Vamos viajar e curtir, só isso”, disse a estudante Milena Lopes. Tudo isso depois de uma espera até conseguir marcar a data para ser atendido. “Todo mundo fala que demora bastante para agendar pelo site, porque não tem data”, contou a pedagoga Rafaela Pacheco.

Quanto tempo demora? “Durou mais ou menos cinco semanas do agendamento até o atendimento”, disse o militar Luiz Cyrilo, que até teve sorte. A espera pode chegar a 80 dias, de acordo com a Polícia Federal.

A demanda cresceu e o número de passaportes expedidos de janeiro a agosto é 40% maior do que o registrado no mesmo período de 2010. Em 2011, foram mais de 1,4 milhão de documentos emitidos até agora. O recorde histórico foi em agosto, quando quase 208 mil passaportes foram emitidos, o que representou 33% a mais do que em agosto do ano passado.
A procura maior foi no estado de São Paulo.

“Tem de se programar e tem de ser com bastante antecedência para não correr o risco de chegar na hora e não ter o passaporte para viagem”, indicou a professora Mônica Azevedo.

Se fosse só o passaporte? “Plano para viajar até o final do ano para os Estados Unidos se conseguir visto”, explicou o funcionário público José Souza.

Por isso, antes de ceder às tentações de pacotes de viagem em promoção com dólar baixo, é preciso se organizar. “Antecipadamente à compra eu já faço uma pesquisa do local onde eu vou viajar, das documentações exigidas. Assim que é fechado o pacote, eu já deixo isso tudo providenciado para não ficar tudo resolvido na última hora”, contou a médica Renata Filardi

Se o passaporte estiver vencido, o passageiro corre o risco de perder a viagem ou pagar multa para remarcar o bilhete. “Essa demora para tirar o passaporte tem ajudado com que as pessoas se antecipem suas viagens e se programem com mais tempo. Hoje, por exemplo, nós temos tarifas até o fim de 2012. Isso contribui para que as pessoas se programem com mais antecedência”, lembrou o representante de uma agência de viagem Claudio Vila Nova.

A Polícia Federal informou que trabalha com reserva de vagas e alguns horários ficam guardados para casos de emergência. Quando alguém precisa viajar, por exemplo, por motivos de saúde e não pode esperar o prazo normal. Se ninguém ocupar a vaga, a data fica liberada e aí, quem der sorte, pode ser encaixado nesse dia e esperar bem menos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.