OAB entrará com representação no MP contra auxilio-Moradia

O Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Federal e Conselheiro Federal da seccional Pernambuco, Jayme Asfora, vai entrar nesta segunda-feira (26) com uma Representação no Ministério Público de Pernambuco contra o pagamento de “Auxílio-Moradia” aos deputados estaduais de forma retroativa, inclusive, para os que tinham domicílio eleitoral, ou de fato, no Recife. Segundo a Comissão, o Direito Humano ao bom uso dos recursos públicos, a transparência na administração estatal e a moralidade publica devem ser protegidos pela mesma além de ser sua atribuição institucional.

“O ′Auxilio-Moradia`, travestido de remuneração, como esta sendo pago e percebido neste caso, não tem o alegado caráter indenizatório nem previsão constitucional ou legal. Muito menos se trata da hipótese de aplicação do Principio da Isonomia previsto na Constituição”, diz Jayme Asfora. Alem disso, eventual direito ao “Auxilio-Moradia” estaria prescrito, pois já decorreram mais de cinco anos da data em que (se fosse valida a tese da Assembleia) o ultimo pagamento deveria ter sido efetivado (1997). “Todos os direitos pleiteados juntos ao Estado prescrevem em cinco anos dividas creditos ou quaisquer outras coisas, de acordo com o código civil e a legislação brasileira’’, diz”.

“Chega a ser escandaloso ver o Poder Legislativo, através de sua direção, ordenar um pagamento ilegal que (se assim não fosse) estaria prescrito”, informa Jayme Asfora. Ressalte ser falso dizer que os artigos 37 e 39 da Constituição Federal amparam esta imoralidade. Trata se exatamente o contrario, conforme o entendimento da Comissão. Segundo Jayme Asfora, “A isonomia prevista nestes artigos logo acima citados não tem nada a ver com o que esta sendo dito”.

A Isonomia traduz a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB FEDERAL, deve se dar em relação a cargos iguais ou equiparados dentro do âmbito de cada entidade federativa, como são os Estados-Membros (caso de PE). “Não ha obrigação, nem determinação, em nenhuma norma ou artigo da Constituição Federal que mande a Assembleia Legislativa pagar salários iguais aos dos Deputados Federais”, assevera Asfora. Todos os direitos pleiteados juntos ao Estado prescrevem em cinco anos dividas creditos ou quaisquer outras coisas, de acordo com o código civil e a legislação brasileira.

A representação, a ser protocolada no Ministério Publico Estadual na próxima segunda-feira (26), embasa se na própria Constituição, quando ela diz que a remuneração dos Deputados Estaduais PODE se dar ate o LIMITE de 75% (setenta e cinco por cento) da remuneração dos Deputados Federais. A Representação dirá inclusive que o ato administrativo (de 2011) autorizando o pagamento deveria, obedecendo se o Principio Constitucional da Publicidade (artigo 37) ter sido publicado no Diário Oficial do Estado e não constar meramente de Ata.

Asfora afirma, ainda, que a própria sociedade – que já vem manifestando sua indignação nas redes sociais – pode ingressar tambem com Ação Popular contra esse tipo de vantagem pessoal e indevida obtida com recursos públicos. “Qualquer cidadão, com titulo de eleitor valido, pode ajuizar como autor uma Acao Popular que visa defender as finanças publicas”, explica o Conselheiro Federal. A atuação da OAB em relação aos privilégios concedidos no âmbito da Assembleia Legislativa já vem ocorrendo há alguns anos. No início de sua gestão, o então presidente da OAB PE, Jayme Asfora, pressionou a entidade para que fosse aprovada uma lei que extinguisse o nepotismo no âmbito do Legislativo, como já ocorre em outros Poderes do Estado.

Já na atual gestão, a entidade também acionou o Conselho Federal da OAB para que o mesmo ingresse com uma Adin – desta vez contra Emenda à Constituição Estadual que resultou na terceira modificação no que tange a reeleição para a Mesa Diretora da Assembleia em menos de sete anos. A última ocorreu em 2007, quando foi vedada a recondução para os cargos – texto que sequer chegou a ser aplicado, pois passaria a valer a partir desta legislatura. A Emenda teve como claro objetivo garantir a terceira reeleição da atual Mesa Diretora. “Ao longo dos últimos cinco anos, a OAB-PE vem atuando para combater essas situações degradantes que, além de consagrar outras ilegalidades, desrespeitam o Princípio Constitucional da Moralidade que deve pautar a administração pública segundo o artigo 37 “caput” da Constituicao”, analisa Asfora.

Fonte: Blog do Alvinho Patriota

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.