Obama lança ofensiva às vésperas de anunciar plano para estimular geração de emprego

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou nesta semana um novo esforço para convencer os norte-americanos de que há uma determinação do governo de buscar soluções para os impactos da crise econômica mundial no país. Os principais desafios são estimular o mercado de trabalho e enfrentar as críticas da oposição.

Obama disse que falta o Congresso agir rapidamente para aprovar as propostas e permitir a criação de empregos. As palavras do presidente são uma prévia do discurso que fará em sessão conjunta do Congresso na próxima quinta-feira (8), no qual deverá lançar um novo plano para criar empregos.

Há expectativa sobre o plano a ser lançado por Obama, pois ainda não foram divulgados os detalhes. A estimativa é que o presidente apresente uma série de propostas ao Congresso que levem ao fortalecimento das pequenas empresas, que estimulem a geração de empregos e, ao mesmo tempo, coloque as contas em ordem, reduzindo o déficit orçamentário.

A agenda de Obama começou ontem (5), feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, com uma visita a Detroit, no estado de Michigan, cidade que concentra a indústria automobilística do país e que foi fortemente afetada pela crise econômica.

Em encontro de trabalhadores para comemorar a data, Obama conversou sobre desemprego e disse que há muitas estradas e pontes que necessitam de reformas e reconstrução no país, ao mesmo tempo em que há muitos trabalhadores da construção civil em busca de emprego. Em Detroit, Obama disse que suas propostas serão um teste para “os republicanos no Congresso colocarem o país à frente de seu partido”.

O discurso do próximo dia 8 será feito em meio ainda ao impacto da divulgação, no último dia 2, dos dados do Departamento do Trabalho, segundo os quais os Estados Unidos não geraram empregos em agosto – a primeira vez desde 1945 que a diferença entre o saldo de vagas criadas e o de vagas fechadas foi zero.

A taxa de desemprego permaneceu inalterada em 9,1%, patamar “inaceitavelmente alto” e sem perspectivas de melhora no curto prazo, de acordo com o próprio governo. Os dados negativos provocaram imediata reação do mercado de ações, com queda nas bolsas, e aumentaram a pressão para que o governo adote medidas de estímulo à economia, diante do temor de que o país mergulhe em nova recessão.

Na segunda rodada, encerrada em junho, o Banco Central dos Estados Unidos (o Federal Reserve – Fed) injetou US$ 600 bilhões (cerca de R$ 985 bilhões) na economia americana por meio da compra de títulos do Tesouro de longo prazo.

Porém, as propostas de Obama para gerar empregos serão apenas o primeiro tema de discussão nesta nova temporada no Congresso americano. Na relação de desafios à espera de democratas e republicanos está uma solução de longo prazo para reduzir o déficit e colocar as contas em dia.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.