Obras de arte também dão o tom cultural aos festejos juninos de Salgueiro
Os festejos juninos de Salgueiro – além da tradição do forró, das fogueiras, das comidas típicas e das quadrilhas que se espalham na cidade e zona rural , também respiram a beleza das artes plásticas que começam com a tradição das bandeirolas e balões. A começar pela decoração que já começa a ganhar formas nas ruas e avenidas, esta semana Salgueiro começa a receber a decoração junina, além das bandeirolas e balões de São João.
O que vem chamando atenção e causando surpresa mesmo da população, por enquanto, são as obras do artista plástico José Cesário, 45, natural de Belo Jardim, no Agreste. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Janny Cléa Cruz, o artista está passando um período em Salgueiro, produzindo e ensinando sua arte para meninos da periferia que fazem parte de programas sociais.
As obras de Cesário podem ser vistas no girador do Prado. Uma delas com mais de três metros, expõe a bela plasticidade em barro, de um cavaleiro com sua mulher grávida, montados no animal. Já na praça da Bomba e da Catedral, há o ícone desse período junino por meio de um boneco com uma sanfona. Todas as obras, segundo o artista, são em homenagem ao mestre Vitalino.
Fonte: www.salgueiro.pe.gov.br/Fotos: Héliton/Laborart
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário