Obras públicas colocam Petrolândia e Sertânia entre os dez melhores municípios

Obras de infraestrutura no interior de Pernambuco trouxeram para a lista dos dez melhores colocados no Índice Firjan, municípios que em anos anteriores não ocupavam posições de destaque. Petrolândia, no Sertão do São Francisco, saltou do 30º para o 3º lugar, desbancando o Cabo de Santo Agostinho. Sertânia (Sertão do Moxotó) viu sua 93ª colocação se transformar num 10º lugar. Nos dois casos, o que içou o índice foi a explosão do emprego formal.

“A geração de emprego cresceu cem vezes em Sertânia, com a abertura de postos de trabalho na construção civil”, explica o analista de Desenvolvimento Econômico da Firjan, William Figueiredo. O município abriga canteiros de obras da ferrovia Transnordestina e da Transposição do rio São Francisco. “Nossa cidade vive uma revolução. Trabalhadores de municípios vizinho e de todo o Brasil vieram para aproveitar as oportunidades aqui. Em 2009, no pico, foram 1.500 empregos apenas em um lote da obra”, destaca a prefeita Cleide Ferreira.

Com economia baseada na caprinocultura, Sertânia assistiu a um movimento de aquecimento no comércio e no setor de serviços. “Os empresários precisaram correr para investir em hotéis, pousadas e restaurantes para dar conta da demanda”, conta a prefeita, lembrando que o caixa da prefeitura também engordou por conta do ISS. Com mais dinheiro foi possível elevar os investimentos em saúde e educação. Entre 2008 e 2009, o IFDM da saúde cresceu 5,4% e o da educação 1,4% no município.

Em Petrolândia, o crescimento de 116% no índice de emprego e renda fez a cidade figurar em terceiro lugar no ranking da Firjan. Procurado pela reportagem do JC, o prefeito recebe com surpresa a notícia de que a cidade está entre as três primeiras, atrás do Recife e de Ipojuca. “É uma excelente notícia”, diz, exclamativo. E tenta explicar, dizendo que conseguiu captar um canteiro da obra da Transposição para a cidade e turbinou os empregos.

O município também comemora o início da operação, em 2009, do perímetro irrigado batizado de Agrovilas da Rota, que beneficiou 50 famílias de agricultores. “O projeto era aguardado há 23 anos e agora que saiu do papel também está contribuindo para gerar renda”, observa o prefeito. A piscicultura foi outra atividade que ganhou musculatura na cidade. A Netuno mantém um projeto local de produção de larvas e de piscicultura em tanques-rede. “Regularizamos o município como território da pesca, em 2009, e conta com 14 associações de pescadores.

O prefeito Lourival Simões aposta que Petrolândia vai continuar se posicionando bem no ranking nos próximos anos. Depois de um pleito do município, em 2010 o governo de Pernambuco concordou em redistribuir o ICMS pago pela geração de energia da Chesf, que mantém na cidade a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Antes, o imposto era repartido com Belém do São Francisco, Itacuruba e Floresta, mas agora fica 100% com Petrolândia. “Nada mais justo, já que a usina está na cidade”, reforça. A cidade recebe, ainda, os royalties da água pela área inundada para a construção da usina.

Fonte: Tribuna do Moxotó

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.