Óculos 3D para TVs serão universais, mas ainda continuarão feios
As TVs surgem como um dos grandes filões nos próximos anos, e por isso muita coisa ainda precisa ser melhorada para que o mercado deixe de ser restrito e passe a se popularizar ainda mais. Um dos entraves são os televisores em 3D. Agora, um congloremado de marcas decidiu adotar um óculos que funciona em diversos displays, entre monitores, televisores e até cinemas, o Xpand.
A iniciativa é voltada para a popularização das TVs em terceira dimensão. As três grandes marcas Sony, Samsung e Panasonic já confirmaram a compatibilidade e estarão disponíveis para produtos fabricados a partir de 2012. O problema ainda é o design. Pelo que foi apresentado à imprensa, os óculos continuarão pesados e grandes. Chamado de Xpand, eles trabalharão com uma frequência que outras empresas também poderão operar.
A tecnologia 3D ainda caminha a passos lentos em comparação a outras. Apesar da experiência proporcionada pela terceira dimensão há perda de fidelidade, pois as imagens tendem a ficar mais escuras. Sem falar que existem inúmeros relatos de náusea, convulsões e dores de cabeça. Filmes longos também trazem uma fatiga visual pela longa exposição.
Um produto universal é uma boa notícia para os usuários, mas ainda há muito o que se fazer para uma completa – e prazerosa – experiência 3D. [Foto via Giz]
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário