Olinda oferece curso para transformar bandas em empresas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Transformar o talento musical em oportunidades de mercado e artistas, em empreendedores. Em uma cidade como Olinda, a iniciativa da Prefeitura da cidade de oferecer cursos que capacitam músicos à profissionalização não poderia chegar em melhor hora: no dia da música. De início, serão disponibilizadas duas turmas de 35 participantes, uma que teve início nesta terça-feira e outra no próximo dia 5 de dezembro, ambas com inscrições ainda abertas.
A oportunidade, realizada em parceria com o Sebrae, visa capacitar os profissionais em termos de legislação, produção, captação de recursos, previdência e preservação de patrimônios históricos, incentivando a criação de novas empresas. “Olinda é o berço natural de músicos que não ficam limitados apenas ao carnaval. A ideia é que eles possam gerir suas produções e ter um bom lucro com isto”, explica a secretária de Cultura e Patrimônio de Olinda, Márcia Souto.
Percussionista há 20 anos, Nilson Couto faz da paixão pela música um complemento de renda à frente da Banda Disco de Vitrola. Nas horas vagas, também trabalha como artesão e arte-educador. A divisão do trabalho se faz mais pela necessidade do que pela vontade de exercer múltiplas funções. Inscrito no curso ′Como transformar sua banda em uma microempresa`, Couto quer aprender não apenas a como valorizar o próprio trabalho, mas como ter acesso a espaços aos quais têm dificuldade enquanto pessoa física. “É o tipo de instrução que todos deveriam ter e que poderia evitar dor de cabeça, se tivéssemos acesso antes. Artista hoje já não pode só ensaiar e tocar, tem que saber discutir sobre o que é certo, colocar tudo no papel e saber em quem confiar”, afirma.
As dificuldades de Nilson são compartilhadas por boa parte da categoria. “Aqui (em Olinda), cada casa tem um artista de qualquer gênero e não tem quem não diga que já foi `roubado` por um produtor”, comenta o coordenador dos cursos que são oferecidos pela Secretaria de Cultura da cidade, Elânio Farias. Justamente para evitar esse tipo de sensação e para que os artistas possam acompanhar de perto o trabalho de todas as pessoas que se beneficiam de seu talento, o curso abordará as mais diversas etapas da cadeia do entretenimento, como as necessárias negociações, a oferta e prestação de contas, entre outras. As aulas serão ministradas pelo especialista em gestão de negócios Leonardo Salazar.
Segundo Farias, novas oficinas serão disponibilizadas também a partir de janeiro, contemplando não apenas os músicos, mas toda a classe artística. “Para participar, não é preciso ser cidadão olindense, basta apresentar cópia de RG e CPF, bem como uma taxa de R$ 30 para os materiais didáticos que já estão inclusos no programa”, garante. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Patrimônio e Cultura de Olinda, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. As aulas, no entanto, serão realizadas na Casa do Turista, na Rua Prudente de Moraes, 472, das 19h às 22h.
Cursos que serão oferecidos
*Como transformar sua banda em uma microempresa
*Elaboração de projetos culturais para captação de recursos
*Prestação de contas
*Música Ltda
*Empreendedorismo cultural
*Educação patrimonial
SERVIÇO – Aulas Nov/Dez de 2011
Curso: Como transformar sua banda em uma microempresa
Inscrições: Secretaria de Cultura – Rua de São Bento 160 – Varadouro – Olinda-PE.
Horário das Inscrições: 14h. às 17h. Telefone: 3439.1988
Aulas: Casa do Turista 472 – Carmo – Quatro Cantos – Das 19h às 22h
Investimento: R$: 30.00 (trinta reais), Incluso Material Didático
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário