Os 153 anos da Santa Casa de Misericórdia do Recife
Nesta sexta-feira (12), a Santa Casa de Misericórdia do Recife comemora seus 153 anos de fundação com uma missa de ação de graças rezada pelo Arcebispo de Olinda e Recife e Presidente da Instituição, Dom Fernando Saburido. A solenidade acontecerá às 16h00 na Catedral da Sé em Olinda e será marcada pela entrega de homenagens a Parceiros Sociais que contribuem com a obra e também pelo lançamento, pelos Correios de um selo comemorativo. Na ocasião, a orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque fará uma apresentação especial.
Por mais de um século, até a criação do Sistema Único de Saúde – SUS em 1988, a Santa Casa de Misericórdia do Recife foi a única instituição a prestar atendimento de saúde gratuito a doentes vindos de todas as partes do estado de Pernambuco. Pelo menos até o início da década de 70, os maiores hospitais da rede pública de saúde do Recife e Região metropolitana eram de sua propriedade.
O deputado federal Gonzaga Patriota lamentou por não poder estar presente nesse momento tão especial. “Infelizmente, em função de compromissos anteriormente agendados, fiquei impossibilitado de comparecer ao evento, no entanto, gostaria de encaminhar a todos que fazem a Santa Casa de Misericórdia do Recife, principalmente Dom Fernando Saburido, meus agradecimentos por tudo que essa instituição tem feito durante todo esse tempo pela população pernambucana e nordestina”, concluiu Gonzaga Patriota.
Em 153 anos de ação contínua, a Santa Casa de Misericórdia manteve, ao longo do tempo, trabalhos em educação, saúde e assistência social. Atendimentos voltados à população mais carente que lhe asseguram reconhecimento histórico-beneficente como uma das instituições de caridade mais importante do estado de Pernambuco.
Atualmente o trabalho contempla doze instituições, sendo quatro em saúde, duas em educação e seis em assistência social. Ampliando o leque de seus serviços, mais recentemente, a Irmandade, através de parcerias com os poderes públicos vem assumindo a gerência de alguns empreendimentos dos governos estadual e municipal, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento-UPA dos Torrões e de cinco Residências Terapêuticas, projeto que contempla pacientes egressos de extintos hospitais psiquiátricos do Recife e Região metropolitana.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário