Para atender todo o Estado, Samu terá que contratar 1.681 pessoas

Para levar a cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a todos os municípios do Estado até o fim de 2012, a Secretaria de Saúde informou que será preciso contratar 1.681 funcionários para atuar nas novas ambulâncias. Serão 287 médicos, 254 enfermeiros, 492 técnicos de enfermagem e 656 condutores. O preenchimento das vagas ficará a cargo das prefeituras. O governo quer que as primeiras equipes comecem a trabalhar a partir de março nas centrais de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, que será criada para viabilizar o atendimento no Sertão. Hoje, apenas 38 das 185 localidades (184 cidades e o distrito de Fernando de Noronha) são assistidas pelo serviço acionado pelo telefone 192.

“Até junho, queremos o Samu em pleno funcionamento na macrorregião de Serra Talhada e em Caruaru. Pode ser até que o Estado ceda alguns profissionais”, garantiu o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira. Atualmente, o Samu possui centrais no Recife, que atende a capital e mais 17 municípios, e em Petrolina, onde o serviço é restrito ao município, mas vai ganhar status de regional.

O Samu terá mais 123 unidades de suporte básico e 24 de suporte avançado (com UTI móvel). Atualmente, a frota do serviço, que conta com 826 profissionais, é de 80 veículos e duas aeronaves. Com a ampliação, a Secretaria de Saúde pretende reduzir a mortalidade causada por acidentes de trânsito, violência e quedas, além de organizar a rede no interior (fazer encaminhamentos para os hospitais conforme os perfis da unidade e do paciente). “A ação faz parte dos esforços para descentralizar os serviços de saúde”, ressaltou Figueira.

“O serviço existe há 10 anos na capital e a demanda cresceu nos últimos anos devido à epidemia de trauma que estamos vivendo. As ocorrências de acidentes vêm crescendo e já superam até os atendimentos clínicos”, explicou o coordenador do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes, responsável pelo gerenciamento do serviço na Região Metropolitana do Recife e dos municípios de Goiana, Condado e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, além do distrito de Fernando de Noronha. Em outubro passado, o Samu Metropolitano recebeu 34.450 chamadas, a maioria delas relacionadas a acidentes de moto.

Na manhã de terça (22), o médico Eduardo Figueiredo precisou acompanhar, em uma ambulância do Samu, uma paciente que sofreu AVC, transferida de Condado (Mata Norte) para o HR, no Derby, área central da capital. “Não tinha médico na equipe e, por isso, fiquei com ela. Mas se tivesse outro doente em estado grave no hospital municipal, como seria? Toda equipe deveria ter um médico”, argumentou.

A doméstica Maria Carolina Farias da Rocha, 17, que acompanha o marido na mesma unidade desde domingo, quando ele sofreu um acidente de moto, em Olinda, afirmou que o Samu levou 30 minutos até chegar ao local da colisão. “Graças a Deus, ele está se recuperando.”

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.