Paraplégico volta a andar na Bahia após tratamento inédito
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Nove anos após sofrer uma violenta queda durante uma viagem em família, que lhe causou um trauma raquimedular – lesão que causa comprometimento da função da medula espinhal -, que tirou a sensibilidade e os movimentos das duas pernas, o major da Polícia Militar Maurício Borges Ribeiro está andando novamente. Por enquanto, Ribeiro ainda precisa ser amparado por um andador e por uma órtese no tornozelo, por causa da atrofia muscular sofrida em suas pernas em nove anos de imobilidade. Mas as perspectivas são boas.
Ribeiro foi o primeiro homem a participar de um tratamento experimental, desenvolvido por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz-BA), com o apoio dos hospitais Espanhol e São Rafael e de universidades baianas, para melhorar a qualidade de vida de pacientes que, como ele, tiveram ruptura total da medula espinhal por causa de traumas – e, com isso, perderam completamente a sensibilidade, o controle e os movimentos de quadris e pernas.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Boa tarde adoreia matéria e gostaria de maiores informações sobre a história do paraplegico na Bahia e quais foram os recursos utilizados para essa vitória na saúde…
Sou estudante de Fisioterapia aqui no Rio Grande do sul.
Um abraço
Obrigada