Parque de Exposição será a “nova Jaqueira”

Depois de muita especulação sobre o destino dos 12 hectares do Parque de Exposição do Cordeiro, situado no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Recife, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou que o local vai ser transformado numa área de lazer. O governo classificou o projeto de “nova Jaqueira”, numa alusão ao Parque da Jaqueira.

O governador já deu sinal verde ao secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, para que adotasse, de maneira imediata, duas providências. A primeira é a implementação de um projeto de lei para ser encaminhado, com a maior brevidade possível, à Assembleia Legislativa de Pernambuco com o objetivo de consagrar juridicamente o local como área de lazer pública. A segunda iniciativa é a realização e apresentação de um projeto paisagístico e urbanístico.

“De um espaço pertencente a poucos, decidimos que passará a ser de todos, sendo a área de lazer prioritária para quem vive nesta parte da Região Metropolitana e não dispõe de alternativa de convivência e de espaço para exercícios físicos”, disse o governador durante a abertura oficial da 70ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD).

Eduardo Campos lembrou a importância da intervenção para vários bairros da cidade. “As pessoas que moram em Roda de Fogo, Cordeiro, Santa Luzia, Torre, Caxangá, Cidade Universitária, Engenho do Meio, Detran, Iputinga, Prado, Torrões, Várzea e Zumbi, entre outros, vão ser beneficiadas.”

“O Cordeiro é uma área esquecida pelo poder público. Aqui, existem muitas comunidades pobres. Esse parque só é utilizado uma vez por ano. A iniciativa é muito boa. Agora, precisamos cobrar para que a promessa do governador não caia no esquecimento. Um coisa é falar no momento da emoção, outra coisa é fazer efetivamente. Vamos ficar de olho para que tudo que ele disse seja cumprido”, afirmou o aposentado Juarez de Lemos, 75, morador do bairro há 50 anos. Ainda não existe nenhuma definição em relação à exposição de animais que se realiza, na área, há 70 anos.

Informações extra-oficiais apontavam que o local seria vendido para instalação de um grande shopping center. “Nós vamos preservar os usos historicamente consolidados e abrir ao público 80% desta grande área de 12 hectares, que pertence a todos os pernambucanos”, assegurou Eduardo Campos.

O governador adiantou que o local terá uma academia de ginástica para a população. “Aqui, teremos pista de cooper, parque de diversão infantil e academia de ginástica permanente.” Ele citou ainda a preservação da vegetação já existente como parte inerente ao parque.

Mesmo com o novo projeto, vão ser mantidas as repartições governamentais que já estão instaladas na área, como a própria Secretaria de Agricultura e seus órgãos vinculados. O Expresso Cidadão também vai continuar funcionando normalmente.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.