Parque de Exposição será a “nova Jaqueira”
Depois de muita especulação sobre o destino dos 12 hectares do Parque de Exposição do Cordeiro, situado no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste do Recife, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou que o local vai ser transformado numa área de lazer. O governo classificou o projeto de “nova Jaqueira”, numa alusão ao Parque da Jaqueira.
O governador já deu sinal verde ao secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, para que adotasse, de maneira imediata, duas providências. A primeira é a implementação de um projeto de lei para ser encaminhado, com a maior brevidade possível, à Assembleia Legislativa de Pernambuco com o objetivo de consagrar juridicamente o local como área de lazer pública. A segunda iniciativa é a realização e apresentação de um projeto paisagístico e urbanístico.
“De um espaço pertencente a poucos, decidimos que passará a ser de todos, sendo a área de lazer prioritária para quem vive nesta parte da Região Metropolitana e não dispõe de alternativa de convivência e de espaço para exercícios físicos”, disse o governador durante a abertura oficial da 70ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ENAPD).
Eduardo Campos lembrou a importância da intervenção para vários bairros da cidade. “As pessoas que moram em Roda de Fogo, Cordeiro, Santa Luzia, Torre, Caxangá, Cidade Universitária, Engenho do Meio, Detran, Iputinga, Prado, Torrões, Várzea e Zumbi, entre outros, vão ser beneficiadas.”
“O Cordeiro é uma área esquecida pelo poder público. Aqui, existem muitas comunidades pobres. Esse parque só é utilizado uma vez por ano. A iniciativa é muito boa. Agora, precisamos cobrar para que a promessa do governador não caia no esquecimento. Um coisa é falar no momento da emoção, outra coisa é fazer efetivamente. Vamos ficar de olho para que tudo que ele disse seja cumprido”, afirmou o aposentado Juarez de Lemos, 75, morador do bairro há 50 anos. Ainda não existe nenhuma definição em relação à exposição de animais que se realiza, na área, há 70 anos.
Informações extra-oficiais apontavam que o local seria vendido para instalação de um grande shopping center. “Nós vamos preservar os usos historicamente consolidados e abrir ao público 80% desta grande área de 12 hectares, que pertence a todos os pernambucanos”, assegurou Eduardo Campos.
O governador adiantou que o local terá uma academia de ginástica para a população. “Aqui, teremos pista de cooper, parque de diversão infantil e academia de ginástica permanente.” Ele citou ainda a preservação da vegetação já existente como parte inerente ao parque.
Mesmo com o novo projeto, vão ser mantidas as repartições governamentais que já estão instaladas na área, como a própria Secretaria de Agricultura e seus órgãos vinculados. O Expresso Cidadão também vai continuar funcionando normalmente.
Fonte: Jornal do Commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário