Parte da população desconhece o próprio estado de saúde, segundo HRJ
Parte considerável da população juazeirense desconhece o próprio estado de saúde. A conclusão é do Hospital Regional de Juazeiro, gerido pelo IMIP. A constatação foi feita durante a realização de uma ação em praça pública (o 3º. HRJ na Praça) onde foram oferecidos serviços gratuitos de aferição de pressão e testes de glicemia.
Ao todo foram realizados mais de mil atendimentos. O projeto revelou que quase 15% dos usuários atendidos desconheciam sofrer problemas como hipertensão e diabetes.
De acordo com a coordenadora do Serviço Social do HRJ, Maria Lúcia Loureiro, além de divulgar os serviços prestados pelo hospital, a ação teve uma importância incalculável, uma vez que facilitou o acesso de pessoas dos diversos bairros e distritos juazeirenses aos serviços de saúde oferecidos. “O que nós pudemos perceber é que o 3º. HRJ na Praça atingiu a um público realmente necessitado.
Cerca de 80% das pessoas que passaram pelo projeto não procuravam um médico há muito tempo, e nós pudemos trazer esclarecimentos a muita gente que, sem saber, sofria de graves problemas. Teve, inclusive, um senhor de 70 anos que apresentou a taxa de glicemia 539 e a pressão de 24X16, números altíssimos, e foi levado imediatamente à emergência”, comenta.
No dia da ação, 156 pessoas passaram pelo Serviço Social do HRJ, todas elas com pressão alta ou índice elevado de açúcar no sangue. Além de receberem os primeiros esclarecimentos, todos foram encaminhados aos postos de saúde do seu bairro ou distrito.
Fonte: Ascom/HRJ
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário