Pernambuco é o segundo estado em recolhimento de armas de fogo
De cada 10 armas recolhidas na campanha do desarmamento, deflagrada em maio pelo governo federal depois do massacre de Realengo, quando um atirador executou 12 crianças em uma escola do Rio de Janeiro, oito foram entregues de forma anônima.
A possibilidade de não se identificar é uma das novidades implantadas na mobilização de 2011, que chega à reta final do ano com um saldo de 35,5 mil artefatos retirados das ruas. Entre as peças recolhidas, 20% são de grande porte, com destaque para 93 fuzis.
Pela primeira vez desde a campanha inaugural do desarmamento, em 2004, tais armas, de uso proibido por civis no Brasil, apareceram no rol de itens entregues. Embora o governo faça um balanço positivo da empreitada, somente R$ 3,3 milhões, entre os R$ 9 milhões reservados para pagamento de indenização, foram gastos.
O ranking das armas recolhidas, levando em conta a população, mostra que, em primeiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 41,4 artefatos recolhidos por 100 mil habitantes. Isso equivale a 4.428 armas.
Em seguida vêm Pernambuco (24,23), Rio de Janeiro (23,74), São Paulo (23,29) e Acre (22,52).
Fonte: Blog do Jornal Folha do São Francisco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário