Pernambuco promete antecipar obras para a Copa das Confederações
No dia em que Pernambuco iniciou a contagem regressiva para a Copa do Mundo com a inauguração de um painel na avenida Agameno Magalhães, outra contagem pode ser ainda melhor. O estado promete acelerar o ritmo para receber a Copa das Confederaçõe, em 2013. Até então, nenhuma surpresa. No entanto, o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, prontificou-se. As principais obras viárias devem ter a conclusão antecipada em um ano.
Para isso, deve-se intensificar os trabalhos nesses pontos. O barulho das máquinas, portanto, passaria pela madrugada. Com exceção da Via Mangue, em que as obras já começaram, todas as outras estão em processo de licitação. “Os corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e a Radial da Copa estão em processo de licitação que deve ser em concluído agora em novembro. Os contratos, no máximo, serão assinados em dezembro e serão concluídas em dezembro de 2013. No entanto, algumas dessas, como o corredor Leste-Oeste e a Radial da Copa, podem ser antecipadas para dezembro de 2012. Adequando, dessa forma, o cronograma para a Copa das Confederações”, disse.
A maior preocupação do estado a curto prazo, ao que parece, é com relação à Radial da Copa. A via que partirá da avenida Caxangá e desembocará no estádio em São Lourenço da Mata tem um pouco mais de seis quilômetros de extensão. Mas a construção dela prevê a construção de uma ponte que passa pelo rio Capibaribe.
Outro ponto ressaltado por Leitão é uma nova estação de metrô colada no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Ela levará o torcedor direto do terminal de passageiros para a Arena Pernambuco. Segundo ele, um diferencial do estado. “Com isso, o estado será um dos poucos a ter essa ligação direta”, enfatizou o secretário.
Nesta manhã, representates do estado e da prefeitura do Recife fazem um balanço do que foi feito até o momento e as projeções para o Mundial. A coletiva acontece no empresarial Padre Roma, no bairro de Parnamirim. Para as 12 horas está prevista a inauguração de um relógio na Agamenon Magalhães, que iniciará a contagem regressiva de mil dias para a competição.
Arena
A antecipação do cronograma também afetará a Arena Pernambuco. De acordo com o secretario Ricardo Leitão, as obras do estádio só teriam obrigação de estar prontas, por contrato, em dezembro de 2013.
“O contrato que temos com a Odebrecht prevê um prazo de três anos para a construção do estádio a partir da liberação legal da obra, que foi em dezembro de 2010, e administração do espaço por 30 anos”, disse o secretário.
No entanto, a possibilidade de receber a Copa das Confederações deve antecipar o finalização do projeto. “É lógico que o nosso parceiro privado tem interesse em receber essa competição. Portanto, a conclusão da obra seria antecipada em um ano”, declarou, Leitão.
Fonte: Super Esportes
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário