Pernambuco terá Câmara para fortalecer e qualificar Turismo no estado
De olho nos investimentos de empresas e na chegada de novos empreendimentos turísticos para Pernambuco, a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) vai iniciar a operação da Câmara Empresarial de Turismo (CET-PE), com foco em ações de planejamento estratégico, estatística e capacitação profissional.
A apresentação oficial da CET ao segmento turístico vai ocorrer na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Pernambuco (Senac-PE), no próximo dia 4. A câmara contará com a participação de 20 entidades empresariais representativas dos setores de agências de viagens, bares e restaurantes, hotéis, operadores e receptivos de turismo e transporte.
Quem vai coordenar o projeto é José Otávio Meira Lins, ex-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) e do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB). Ele explica que as demandas do setor turístico local são muitas e o conceito da CET será pautado justamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados aos visitantes. “Estamos em busca de crescer juntamente com o estado e, para isso, precisaremos acompanhar o ritmo com qualificação e ações específicas.” Ele cita a importância, entre outros pontos, do ensino profissional de língua estrangeira e da formação técnica para áreas específicas, como eventos e congressos.
O plano de ações será focado, entre outras questões, no treinamento de pessoal conforme as exigências do mercado. Inicialmente a CET pretende adequar, junto ao Senac, a grade de cursos às necessidades do setor empresarial. Além disso, prevê a criação de um banco de dados estatísticos, utilizando-se da expertise da Fecomércio na área. “Outro passo importante é criação de um inventário econômico, no intuito de quantificar investimentos e a geração de renda e emprego da atividade turística”, destacou Josias Albuquerque, presidente da Fecomércio em Pernambuco. Também está prevista a integração dos meios de hospedagem do Serviço Social do Comércio (Sesc) ao ambiente associativo empresarial.
A câmara quer, ainda, fortalecer a atuação do setor diante do poder público. Com isso, ela poderá servir de interlocutora qualificada com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas estaduais e municipais. Fazem parte da CET, além da ABIH-PE e do RCVB, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-PE) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), entre outras entidades.
Meira Lins acrescenta a necessidade de Pernambuco se preparar para o aumento na demanda de empresas que vão chegar ao estado. “Muito se fala da Copa do Mundo, mas ela é apenas um detalhe dentro do cenário de crescimento que estamos vivendo. Apenas uma grande empresa destas que está se instalando, como a Fiat, trará para Pernambuco uma infinidade de oportunidades para o setor de turismo”, pontua.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário