Pesquisa diz que, em 2011, 83% dos pernambucanos contraíram dívida

Consumidores lotem centros comerciais do Recife no fim do ano (Foto: Katherine Coutinho/G1

Para o consultor econômico do centro de pesquisa (Cepesq) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), Luiz Kehrle, o grau de endividamento do pernambucano é razoável. Levantamento da instituição aponta que 83% dos entrevistados afirmaram ter contraído alguma dívida em 2011. Foram entrevistados 2.434 consumidores em todo o Estado com o objetivo de mensurar o endividamento e avaliar o nível da dívida atual em relação ao ano anterior.

O percentual de endividados em Pernambuco, em todas as classes de renda, é alto. A classe AB, a menos endividada, chega a quase 80%, nas C e DE ultrapassam 82%. A professora Dalmares das Neves Leandro já se viu com problemas devido aos cartões de crédito. “Tem que tomar cuidado, a pessoa acha que cartão não é dinheiro e no fim do mês fica sem ter como pagar. Eu pagava o mínimo da fatura do cartão e vi minha dívida virar uma bola de neve. Agora, tento me controlar para não deixar acontecer”, conta Dalmares.

Preocupada com a possibilidade de contrair mais dívidas do que pode pagar, a química industrial Sara Horário de Oliveira mantém apenas dois cartões. “Fim de ano, todo mundo acaba se endividando um pouco mais, parcela as compras de Natal. Como tem que comprar presente para toda a família, acabo passando uns seis meses pagando a conta”, explica Sara.

Na Região Metropolitana do Recife, o endividamento cresceu mais que a média do Estado. Quase 45% informaram crescimento nos débitos, contra 23% de diminuição. “Eu ando preocupado, tô devendo bem mais que o ano passado”, admite o segurança Manoel Batista que, para tentar driblar as dificuldades, joga na loteria. “Tem que ter fé de que tudo vai se acertar, não é?”, pergunta Batista.

No Agreste do Estado, o resultado é relevante também em Garanhuns, com a diferença de que a maior taxa é registrada nas famílias de renda mais elevada. Ainda assim, o economista Luiz Kehrle acredita não estar acontecendo nada em especial. “No Estado, o endividamento está dentro da média. Já na Região Metropolitana do Recife o numero é maior, passando de 88%. Isso é resultado também da oferta de crédito das duas áreas, a capital tem uma oferta maior que o interior e, consequentemente, mais possibilidades de endividamento”, comenta.

Em Caruaru e Petrolina, Agreste e Sertão do Estado, respectivamente, a situação melhora. Nos dois municípios o endividamento é semelhante, mas um pouco inferior à média estadual. Sem diferença significativa entre os três grupos de renda AB, C e DE, os dados demonstram que quase 40% admitem o aumento do endividamento e 27,5% afirmam que houve diminuição das dívidas.

Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, destaca-se como a área com menor percentual de devedores, cerca de 73%, onde as classes de renda apresentam os mesmo números. O município foi a única cidade onde o endividamento melhorou em relação ao ano passado.

Kehrle explica que a taxa de inadimplência está dentro do normal. “Perguntamos o que as pessoas iam fazer com o 13º salário e mais de 50 % disseram que iriam usar para pagar dívidas, situação perfeitamente administrável”, diz. Como economista, Kehrle acredita que o crédito não tem mais o papel de três anos atrás. “Quando se aumentou a oferta de crédito tinha um espaço para crescer porque as famílias estavam menos endividadas, o Brasil tinha 25% do PIB, hoje temos o dobro. Mesmo com a flexibilidade do governo, que ajuda a vender, ainda é muito menos que antes. A renda familiar está comprometida, em média, em um terço com débitos”, informa.

“Não vamos mais ter aquele crescimento de 20% ao ano, teremos 10%, 15%…Dois fatores são limitantes para esse dado: as famílias endividadas e o crédito mais rigoroso por conta da inadimplência. Agora, o que vai puxar o varejo é o crescimento do rendimento médio do trabalho e o nível de emprego”, explica o consultor. Ele diz que o desemprego em Pernambuco é de 6% na Região Metropolitana do Recife, oito anos atrás era 12%, o dobro de hoje. “As pessoas sabem que vão ter emprego e renda, isso afeta as expectativas porque as pessoas ficam dispostas a gastar”, conta.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.