Pesquisa mostra como são tratados clientes de celular pré-pago
O Brasil tem mais celular do que pessoas. São 215 milhões de linhas e 80% são pré-pagas. Comprar um chip de celular é fácil, difícil é saber os direitos que o consumidor tem nessa compra.
Muitos compram um pré-pago porque acham que terão menos custo. O que eles não sabem é que, na verdade, ele custa muito mais do que o pós. Enquanto o minuto no pós-pago pode custar menos de 90 centavos, no pré chega a quase R$ 1,50.
Pesquisa reealizada pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) mostrou que as empresas não informam corretamente os direitos ao consumidor.
O contrato deve estar no próprio chip, onde o consumidor vai comprar (bancas de jornal ou lojas), onde ele vai recarregar e na internet. Os direitos que devem estar detalhados são:
– Desbloqueio: deve ficar claro para o consumidor que é direito dele, sem custo.
– Portabilidade: é permitido mudar de operadora e manter o número.
– Relatório de ligações, como se fosse uma conta de pós-pago.
– Revalidação de créditos que venceram.
A praticidade do pré-pago acaba dando a entender ao consumidor que não há vínculo entre ele e empresa. Mas ele existe e os direitos são os mesmos do cliente pós. Se tiver problemas, deve procurar o Procon.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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