Pesquisa revela: Fazer dieta reduz o risco de câncer de mama
A obesidade é um fator de risco para câncer de mama, e pesquisadores encontraram uma maneira de perder peso de forma mais eficaz. Restringir o consumo de alimentos ricos em carboidratos dois dias por semana foi mais eficaz na prevenção do câncer que reduzir a ingestão calórica diária. Além de contribuir para a queima de gordura corporal, a restrição de carboidratos ajuda a reduzir os níveis de insulina no sangue, ambos considerados fatores de risco para o câncer de mama.
A pesquisa foi realizada no Hospital University of South Manchester, Inglaterra, pela Dr. Michelle Harvie e sua equipe, que analisaram um grupo de 115 mulheres acima do peso, todas com uma história familiar de câncer de mama. Elas foram divididas em três grupos, cada uma seguiu um sistema diferente durante quatro meses: uma dieta de restrição calórica (600 kcal) e pobre em hidratos de carbono (menos de 40 gramas) por dois dias da semana. Outra foi uma dieta baixa em hidratos de carbono e consumo ilimitado de proteínas e gorduras saudáveis (peixe, frango, azeitonas, nozes), também por dois dias da semana. E por último uma restrição da dieta padrão mediterrâneo de calorias (1.500 kcal) sete dias por semana.
As mulheres que seguiram as dietas de restrição de carboidratos intermitente alcançaram maior perda de peso com redução da gordura corporal e o nível de resistência à insulina. A redução média no peso e na gordura corporal foi de cerca de 4 quilos. Além disso, a resistência à insulina foi reduzida em 22% na dieta restrita de carboidratos, 14% com a dieta com pouco carboidrato e 4% com o padrão da dieta mediterrânea.
A pesquisadora ainda acrescentou que a dieta de restrição de carboidratos poderia ser uma alternativa viável não só para evitar o risco de câncer de mama como também outras doenças. O estudo foi apresentado no Simpósio Câncer de Mama, organizado pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer, que acontece em San Antonio, Estados Unidos.
Fonte: Universia Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário