Pesquisa revela imagem dos EUA menos negativa no mundo árabe
A imagem dos Estados Unidos e do presidente americano, Barack Obama, permanece negativa no mundo árabe, mas melhorou em 2011, revelou uma pesquisa anual da Universidade de Maryland (nordeste).
Enquanto 59% dos consultados matinham uma opinião negativa dos Estados Unidos, os que têm uma imagem positiva passaram de 10% a 26% em um ano.
Obama é avaliado negativamente por 43% dos pesquisados e positivamente por 34% deles, também em alta com relação a 2010, embora os percentuais sobre estes dados não tenham sido revelados.
Cinquenta e dois por cento dos entrevistados têm opinião negativa da política americana com relação ao mundo árabe, treze pontos a menos do que em 2010.
O estudo também revelou que 67% dos árabes estão dispostos a pactuar a paz com Israel com base em dois Estados, mas 53% consideram que isto nunca ocorrerá.
Apenas 20% dos consultados disseram que o conflito israelense-palestino pode ser resolvido através da via negociada. Em 2010, era o dobro.
A pesquisa anual sobre a opinião árabe entrevistou 3.000 pessoas em Egito (750), Marrocos (750), Jordânia (500), Líbano (500) e Emirados Árabes Unidos (500).
Fonte: France Presse
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário