Petroleira americana continuará a explorar 11 poços no Brasil, diz ministro

O ministro de Minas e Energia Edison Lobão informou nesta quinta-feira que a decisão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) anunciada  sobre a suspensão de novas perfurações da companhia no país não afeta as atividades da Chevron nos outros poços que a companhia explora no país. O ministro disse ainda que o Brasil precisa ter um plano de contingência contra vazamentos de petróleo que atenda às necessidades futuras de exploração no país, sobretudo para o pré-sal.

– Temos que ter um plano de contingência que corresponda às nossas necessidades e que funcione.

A decisão da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) anunciada na quarta-feira (23) que suspendeu novas perfurações da companhia no país, segundo o ministro, não afeta as atividades da Chevron nos outros poços que a companhia explora no campo de Frade.

– Eles foram suspensos momentaneamente para a perfuração de novos poços. Eles podem continuar operando os que já têm, que são cerca de 11 poços e continuam com a obrigação de resolver todos os problemas.

Segundo o ministro, foi instituída uma comissão interministerial – composta por técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Minas e Energia, entre outros – que começou a trabalhar esta semana para revisar os estudos para a elaboração de um plano de contingência para grandes vazamentos, como que ocorreu no Campo de Frade, na Bacia de Campos.

Esses estudos, segundo Lobão, vêm sendo desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos e tornaram-se “obsoletos”, daí a necessidade de revisão dos procedimentos.

– Temos agora o pré-sal, coisa que não havia antes. Então, esse plano terá que estar ajustado às perspectivas que se abrem para o Brasil.

Lobão admitiu que a Petrobras pode ter que arcar com prejuízos decorrentes da paralisação do poço onde ocorreu o vazamento por ser sócia da Chevron no local, com uma participação de 30%. O ministro disse que não tinha a informação se a estatal teria de partilhar os gastos referentes às multas aplicadas em função do acidente.

O presidente da Chevron para África e América Latina, Ali Moshiri, disse nesta quinta que a mancha de óleo decorrente do vazamento já desapareceu.

– A mancha já desapareceu. Estamos de volta às operações normais. No momento, tem menos de um décimo de barril. Foi bem-sucedida a operação.

O executivo disse que a empresa cumprirá as determinações da ANP e do governo brasileiro em relação ao incidente.

– Vamos seguir a regulamentação brasileira, disse.

Enquadrado

A reportagem apurou que o encontro de Moshiri com Lobão não foi tão amigável assim. Segundo uma fonte, o executivo da Chevron iniciou o encontro com o ministro apresentando queixas contra a ANP que vão desde as acusações de que a companhia omitiu informações ao enviar imagens editadas do acidente à reclamação de que a empresa soube da suspensão da autorização do órgão regulador de novas perfurações pela imprensa, antes de ser notificada oficialmente.

“A manchete da CNN foi: Chevron não pode mais operar no Brasil. Uma empresa do nosso porte não pode ser tratada dessa forma”, teria dito Moshiri ao ministro. Só depois que Lobão disse que o ministério não interferiria nas decisões da ANP e que Moshiri estava deixando de lado o problema principal, ou seja, o vazamento, é que o executivo da Chevron “baixou a bola”, segundo a fonte.

– Temos que dar uma resposta à opinião pública.

Fonte: Agência Estado

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.