Petrolina deve ganhar empresa de biogás
No momento em que os municípios brasileiros buscam uma solução para a destinação dos resíduos sólidos que produz, Petrolina recebe a visita de empresários do ramo de biocombustível, interessados em investir na cidade. Na tarde de quinta-feira (04), o vice-presidente mundial, Johannes Steinacker, e o vice-presidente brasileiro da Bioenergia Soluções em Grupo, Mário Falcão, apresentaram para a gestora da Usina de Projetos, Marlize Mainardes, a proposta de instalar, em Petrolina, uma usina de biogás para transformar o lixo em energia elétrica.
A usina terá capacidade para receber 2 mil toneladas de lixo por dia que, processados, irão gerar uma corrente elétrica de 12 mil volts, suficiente para abastecer uma cidade com 2 milhões de habitantes, sem prejudicar o meio ambiente. Trata-se de uma produção limpa, na qual os resíduos que servem para gerar energia, também são matérias-primas para o etanol, camada asfáltica e briquetes de biomassa, espécie de bastões que substituem a lenha.
“Petrolina despertou o nosso interesse por estar localizada em uma região de fronteira. Temos aqui três estados muito próximos, o que facilita tanto a captação de lixo como a expansão da corrente elétrica”, afirmou o vice-presidente mundial da Bioenergia Soluções, Johannes Steinacker, lembrando a dificuldade dessa região em gerenciar a sua coleta de lixo. Segundo ele, a expectativa da empresa é investir cerca de R$ 250 milhões na construção da usina, que deve gerar mais de 10 mil empregos em Petrolina e região.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário