Petrolina deve seguir tendência do país e gerar mais empregos temporários no Natal deste ano
O comércio deve gerar 160 mil empregos temporários para o Natal deste ano, de acordo com estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo a entidade, o número corresponde a um crescimento de 11% em relação às 144 mil vagas temporárias geradas no fim de 2010 e de 28% comparado aos 125 mil postos gerados em 2009. Mas a previsão da CNDL é de que apenas 5% dos temporários sejam mantidos no início de 2012, índice três vezes menor do que os 15% registrados na passagem de 2010 para 2011.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, as vendas do comércio varejista no fim do ano devem crescer entre 6% e 7% ante o ano passado, apesar do cenário de acomodação da economia e da alta de preços de produtos e serviços. “Isso é absolutamente espetacular, porque estaremos crescendo sobre uma base altíssima de vendas”, disse. A CNDL projeta um crescimento de 6% das vendas do comércio, em 2011.
Em Petrolina as empresas já começaram a realizar as contratações temporárias para o final de ano. Segundo Valdívio Vieira, diretor financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as seleções são realizadas pelas próprias empresas ou por agências de emprego, como a Agência do Trabalho. “A expectativa é que este ano se equipare ao ano passado. Tivemos um ano de 2010 muito bom e é difícil superar esse número”, explica.
Ainda segundo Valdívio, o ano de 2010 teve um crescimento de 5% de contratações temporárias em relação a 2009. Ele explica que o cálculo é feito a partir de uma amostragem realizada entre 20 e 30 empresas que trabalham em segmentos diretamente beneficiados pelo natal, como loja de calçados, vestuários, eletrodomésticos e perfumaria.
Com informações da Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário