Pilotos perderam controle e não tentaram aterrissar

O exame preliminar do local da queda do avião LET-410 da Noar Linhas Aéreas realizado pelo Instituto de Criminalística (IC) demonstra que os pilotos não tinham controle da aeronave quando ela se chocou com o solo. Os três peritos que participaram do levantamento não encontraram marcas que demonstrassem uma tentativa de aterrissagem, mas apenas uma área de impacto.

A maioria das vítimas estava concentrada na parte dianteira do avião logo atrás da cabine dos pilotos. Apenas um passageiro ficou próximo à cauda do avião e foi menos atingido pelo incêndio ocorrido segundos depois da queda.

O gestor do Instituto de Criminalística, Luiz Carlos Soares, explicou que uma equipe especial foi montada para cuidar da perícia do acidente com o avião da Noar. “Enviamos três peritos, um deles especialista em explosivos, e três auxiliares para realizar o levantamento”, detalhou o gestor.

Os peritos encarregados do trabalho foram o engenheiro elétrico Gilmário Lima, o físico Paulo Gustavo Xavier e o biólogo, especialista em explosivos, Diego Costa. “Não encontramos no terreno onde ocorreu o acidente qualquer indicativo de tentativa de aterrissagem. Não havia um rastro no solo demonstrando isso. O que existia era uma área muito restrita ao redor do ponto de impacto. Fizemos uma delimitação do espaço e trabalhamos no levantamento de todas as evidências”, explicou Gilmário.

O perito Diego Costa revelou que o trabalho em campo se soma ao que vem sendo feito no Instituto de Medicina Legal (IML) para identificar cada vítima. “Fotografamos a posição de cada vítima, catalogamos os objetos pessoais e encaminhamos os corpos ao IML com uma pulseira numerada para facilitar a associação entre cada um e os pertences localizados”, disse Costa.

Os peritos também foram minuciosos em registrar sinais característicos da cada vítima. “Catalogamos próteses, tatuagens, piercings e ainda objetos como relógios e anéis para facilitar a identificação”, completou Diego Costa.

CENIPA – As informações dos peritos do Instituto de Criminalística serão somadas às apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB). O coronel-aviador Fernando Camargo, que preside a comissão de apuração do caso, adiantou alguns dados por meio da assessoria da FAB.

“Recolhemos dois motores, um conjunto de hélices, painel de alarme, dois gravadores (caixas-pretas) e alguns componentes pequenos, como alavancas e interruptores. Os exames vão determinar, por exemplo, as condições de voo em termos de motorização, se estava com potência ou não, se houve algum problema informado por meio do painel de alarme. São dados que ajudam a demonstrar a dinâmica do acidente. O que sabemos é que a aeronave decolou, o piloto reportou um problema e a aeronave não conseguiu retornar para pouso. Então, temos que procurar as razões que determinaram o insucesso no retorno”, declarou o coronel-aviador.

As duas caixas-pretas do LET-410, uma que grava voz e outra que grava dados, estavam danificadas pelo fogo. Ontem, durante o sepultamento do piloto Rivaldo Cardoso, oficial reformado da Aeronáutica, o major-brigadeiro Luís Antonio Pinto Machado, comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, asseverou que a degravação da caixa-preta do avião da Noar Linhas Aéreas ainda não tem data para ser divulgada. “O trabalho de análise dos dados deve levar pelo menos 30 dias”, concluiu o major-brigadeiro.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.