Plano de ação integrada de atenção a drogas vai ampliar atendimento no Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Um plano de ação integrada de atenção ao crack e outras drogas foi lançado no Recife nesta sexta-feira (16). A ideia é melhorar o atendimento aos dependentes, com a participação de toda a sociedade. O projeto envolve onze secretarias municipais e o lançamento reuniu representantes do governo municipal, estadual, do Ministério da Saúde, da Câmara Municipal, do Ministério Público e de organizações da sociedade civil.
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) Eulâmpio Cordeiro é o mais antigo serviço público de Pernambuco para usuários e dependentes químicos. O endereço é procurado há 26 anos por quem precisa de um apoio para recomeçar. Por dia, são atendidas 200 pessoas, que participam de terapias e atividades específicas, além daquelas que ficam o dia inteiro.
As pessoas chegam até o Eulâmpio Cordeiro de várias maneiras. Há uma demanda referenciada, quando são encaminhadas das policlínicas, do Programa de Saúde da Família, das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Há as que são encontradas pelas equipes de consultórios de rua. Há também a demanda espontânea, que é quando alguém reconhece o problema, a dependência, e vão procurar ajuda.
O plano prevê prevenção, tratamento e reinserção social das pessoas atendidas. O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, afirma que o número de abrigos terapêuticos será ampliado e o atendimento passará a ser 24 horas. “Nós juntamos todos os equipamentos e os qualificamos. Por exemplo, os albergues terapêuticos, a gente tinha quatro e vamos para oito. O Caps, por exemplo, nós não vamos só aumentar, vamos tornar alguns 24 horas”, diz o secretário.
A rede de cuidados que o Recife já tem vai ser fortalecida para combater, sobretudo, o crack, considerado uma tragédia social. “É uma situação hoje que não é fácil de ser enfrentada, mas é preciso que a gente amplie os centros para atender essa juventude, que a gente aumente os albergues terapêuticos para ter espaços públicos que possam receber esses jovens e que a gente possa ter portas de saída para eles”, afirma o prefeito do Recife, João da Costa.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário