Presidente Dilma faz promessas na visita a Juazeiro

A presidente Dilma Rousseff (PT) estava mesmo inspirada nesta sexta-feira (5), ao discursar para centenas de moradores da periferia desta cidade, em sua primeira viagem ao Vale do São Francisco depois de sua posse, em janeiro. Bem-humorada, e mostrando muito entusiasmo, mesmo após a maratona de compromissos cumpridos ao longo do dia, ela aproveitou o discurso de inauguração do conjunto residencial São Francisco para fazer uma série de promessas à população desta região. A principal delas foi o lançamento, agora em setembro, de um programa nacional de irrigação, antiga reivindicação de produtores rurais do Sertão nordestino.

Esse programa, segundo a presidente, ajudará a levar água para todos os agricultores no campo. “Voltarei a Juazeiro com o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) em breve para lançar esse programa”, assegurou, sob aplausos.

Ainda abordando as dificuldades provocadas pela falta d’água, Dilma emendou com outra promessa aos agricultores: a criação da Hidrovia do São Francisco. Falando para uma população basicamente ribeirinha, ela disse não compreender como ainda não se havia restabelecido o transporte fluvial na região. “O São Francisco, durante anos, foi a única estrada do Brasil, mas quando se criou a cultura do carro, deixaram de dar atenção a essa rodovia aquática”, brincou, afirmando que incluirá a obra nos recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). “Vamos investir 150 milhões de reais para permitir a navegação em todo o trecho do rio de Pirapora a Juazeiro”, acrescentou.

E não parou por aí. Sempre abordando o tema “água”, a presidente garantiu que até o final do ano seu governo terá financiado a construção de aproximadamente 750 mil cisternas para os pequenos agricultores. “E as comunidades que estão a poucos quilômetros do rio e não têm água tratada?”, questionou, afirmando que a construção das cisternas faz parte do programa Água para Todos. “Serão cerca de 350 mil cisternas este ano e o resto no ano que vem. Esse é um programa para a população extremamente pobre. Nossa estratégia combina a transposição (do São Francisco), passando pela adutora do Salitre e depois a barragem”, explicou.

Por último, para retomar o tema principal da sua visita – a inauguração de novas moradias para a população carente de Juazeiro – a presidente prometeu duplicar o número de casas populares até o final do seu mandato, o que daria dois milhões de unidades habitacionais construídas ou com a construção contratada. “O lar é o lugar onde desenvolvemos o nosso afeto e protegemos as pessoas que gostamos. O País tem que assegurar casa própria a todos”, disse. Dilma citou ainda outros projetos que pretende implementar na Bahia dentro do programa Brasil Sem Miséria. Entre eles, ações de saneamento básico e a construção de creches.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.