Presidente do BNDES: ‘Crise mundial trará redução da expansão do país’
O recrudescimento dos problemas nos Estados Unidos e na Europa, que determinam drástica redução da atividade econômica nos países desenvolvidos, poderá afetar a economia brasileira. Para o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, ‘o crescimento brasileiro pode sofrer alguma redução’ diante do segundo mergulho da economia mundial. ‘Se ela [redução] vai ser maior ou menor dependerá da nossa capacidade de organizar, via política econômica, uma moderação desse processo]’.
Coutinho afirmou que se houver uma crise bancária internacional e o crédito ficar paralisado, ‘o governo vai ter que mover instrumentos juntos aos bancos públicos’. Em conversa com jornalistas hoje durante evento do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), ele não descartou atuação mais forte do BNDES, como ocorreu na última crise.
Coutinho, no entanto, defendeu o atuação firme do financiamento privado de longo prazo. ‘Em tese, o BNDES chegou a um ponto em que não é mais sensato imaginar agigantamento adicional, é preciso trabalhar todas as condições para que o mercado se desenvolva’.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário