Produção de leite será ampliada no Nordeste
A criação de gado leiteiro no semiárido brasileiro será incentivada pelo governo federal. A ideia é usar a técnica do pasto irrigado, muito difundida em países como Israel. A proposta faz parte de um ambicioso programa que visa implantar 200 mil novos hectares de perímetros irrigados.
Os detalhes devem ser anunciados em breve pela presidente Dilma Rousseff, mas a iniciativa já divulgada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, na abertura do Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, realizada neste domingo (20/11), em Petrolina (PE), com a presença de pesquisadores e técnicos de diversas regiões do Brasil.
“Este programa vai mobilizar investimentos superiores a 10 bilhões de reais, por meio de parcerias público-privadas e recursos do PAC, gerando emprego e renda numa das regiões mais pobres do nosso país”, afirmou o ministro. Estudos apontam 500 mil empregos diretos e indiretos serão criados com o incremento da irrigação no semiárido nordestino, que, além do leite, vai dar incentivo à fruticultura e produção de etanol.
O fomento à bacia leiteira nas áreas irrigadas será baseado em pesquisas científicas e industrialização dos laticínios. “O Nordeste poderá ser o maior produtor de leite do Brasil”, acredita o ministro.
Fonte: Grande Rio Fm
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário