Programa Bolsa Família é o que mais transfere renda no país
Apesar dos importantes avanços econômicos e sociais dos últimos anos no Brasil, as estatísticas ainda mostram que a desigualdade mantém-se como um estigma, nas regiões norte e nordeste do país.
Os governos conseguiram tirar quase trinta milhões de brasileiros da pobreza extrema e ascenderam mais quarenta milhões à classe média, mesmo assim, ainda existem 16 milhões dos nossos irmãos vivendo na extrema pobreza. Muitos desses moram às margens dos caudalosos rios da região amazônica ou mesmo do rio da Integração Nacional, o São Francisco, no Nordeste, e vivem sem água para beber. São exatamente nessas duas regiões – sete milhões no Norte e nove milhões no Nordeste – que essa gente passa fome. Vive, se é que isso é viver, com uma renda per capita de setenta reais por mês.
Os programas de transferência de renda com condicionalidades têm impactado positivamente na segurança alimentar e no acesso a serviços sociais básicos, por parte da população mais vulnerável do país.
Esses programas têm melhorado o acesso à educação, saúde e nutrição, além de complementar a renda e o acesso a alimentos por parte das famílias mais pobres. Também ajudam a evitar que famílias pobres tenham de substituir alimentos mais caros por outros mais baratos, porém menos nutritivos. Além do seu impacto positivo no nível das famílias, esses programas também têm efeitos nas economias locais, porque injetam recursos nas comunidades.
O programa Bolsa Família, por exemplo, não é importante apenas como uma forma de se transferir renda ou de aliviar a dor das pessoas pobres, mas, principalmente pela sua participação na distribuição de renda e no crescimento econômico brasileiro.
Por muito tempo, esse e outros tipos de programas sociais eram vistos como meramente assistencialistas, no entanto, têm demonstrado serem, motores de desenvolvimento para o país, e o primeiro passo na realização efetiva dos direitos cidadãos para milhões de homens, mulheres e crianças, antes abandonados à própria sorte.
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário