Projeto de lei que proíbe eventos na avenida Boa Viagem é aprovado
Eventos de grande aglomerações como a Marcha para Jesus, da comunidade evangélica, e a Parada da Diversidade, organizada pelas entidades LGBT, que costumam acontecer na Avenida Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, correm o risco de não mais serem realizadas. A Câmara de Vereadores do Recife aprovou ontem, por unanimidade, em primeira discussão, o projeto do vereador Sérgio Magalhães (PSD) que proíbe qualquer evento que impeça o livre trânsito na avenida mais famosa da Zona Sul do Recife. A permissão acontecerá apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
O projeto será apreciado hoje em segunda votação e seguirá para a sanção do prefeito do Recife, João da Costa (PT). A iniciativa do vereador previa também a proibição de eventos de grande porte na Avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista, mas o parecer conjunto das Comissões de Legislação e Justiça, Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, Educação, Cultura e Turismo e Esportes foi contrário. A rejeição ocorreu porque já existe uma lei municipal (nº16.553 de 1999) que trata da proibição nas vias públicas utilizadas como corredores de ônibus.
A questão da falta de fluidez do trânsito foi usada por Magalhães para apresentar o projeto. Questionado se não temia reação contrária por parte da população, o vereador disse que não tinha feito nada contra ninguém, mas a favor da mobilidade urbana. “Boa Viagem é fundamental para a mobilidade tanto da Zona Sul quanto para Jaboatão”, defendeu. Sérgio Magalhães rebateu as críticas de representantes da comunidade evangélica e das entidades LGBT que viram com restrição a aprovação da lei. “Se for raciocinar que eventos de grande porte só podem ser realizados à beira-mar, as cidades de São Paulo e Belo Horizonte não teriam nenhuma grande manifestação popular”, argumentou.
Segundo a empresária e defensora do segmento LGBT, Maria do Céu Kelner, independentemente da proibição, a Parada da Diversidade vai acontecer em outro lugar a ser definido. “Proibir é simples. É de cima para baixo. Vamos procurar outro lugar para a Parada. Estão inviabilizando muitas coisas em Recife. A cidade vive um dilema hoje que é a falta de espaço”, lamentou.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário