Projeto discute a formação étnica do povo pernambucano
A sociedade brasileira é formada por uma mistura de povos e através disso é possível visualizar tanta diversidade e riqueza cultural. Mesmo assim, o preconceito ainda é muito presente. Pensando em discutir o assunto e mostrar a importância dos grupos étnicos que fazem a história do país, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina realiza o VIII Projeto Interdisciplinar Consciência Negra.
Nesta edição, o tema é A Formação das Matrizes Étnicas do Povo Pernambucano, apresentando com diferentes manifestações artísticas a contribuição de cada grupo para constituição do estado. De acordo com a supervisora pedagógica, Elisângela Magalhães, o projeto envolve os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Pra gente é muito significativo, porque os alunos colocam em prática os assuntos abordados e a gente discute o bullying, a discriminação. Este ano, a gente fez um recorte sobre o povo pernambucano, trazendo os portugueses, os indígenas e os negros para falar sobre a valorização e os itens que estão presentes na nossa sociedade, seja na dança, na arte, na literatura, porque, às vezes, parece algo muito distante e não é. A influência está diante dos nossos olhos”, declarou.
O evento teve início nesta terça-feira (22) com uma exposição de modelagem em barro; pintura e cultura indígena; desenho e pintura em cerâmica e, história em quadrinhos. Além disso, aconteceram a apresentação da Cia de Dança do Sesc Petrolina e da Cia Casa de Orates. Petrônio Munduri trouxe música para animar o público. A maioria dos materiais expostos foram confeccionados pelos próprios estudantes, lembrou Elisângela.
Nesta quarta-feira (23), Acontece a apresentação do Grupo Capoeira, a partir das 19h. O encerramento da programação será com o show musical da Banda Apocalypse Reggae e Tio Zé Bá.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário