Quase 90% das cidades do país não contam com unidades do Procon
Na hora de reclamar, muita gente sabe: é só ir ao Procon. Mas não tem Procon em toda cidade, não. Milhares de pessoas não têm a quem recorrer. Compra virtual, problema real – o empresário Adalberto Peres preferiu a facilidade da internet para comprar o que tanto queria: uma máquina fotográfica digital. Mas há três meses ele espera pela entrega e não tem a quem recorrer. A cidade onde ele mora não tem Procon.
“Tento entrar em contato com a empresa e uma hora me jogam para o pagamento digital, para a empresa e, até agora, nada”, reclama o empresário Adalberto Peres.
Para se informar, ele teve de percorrer 35 quilômetros até o Procon mais próximo. Lá foi orientado a pagar as parcelas para não ter o nome incluído na lista de devedores. A maioria dos brasileiros não pode contar com o atendimento que facilita a vida de quem tem algum problema para resolver com empresas e prestadoras de serviços.
Quase 90% das cidades do país não têm unidades de defesa do consumidor. São 698 em todo o país. O estado de São Paulo é o que tem mais unidades. Mesmo assim, apenas um terço das cidades têm agências do Procon. Em segundo lugar está Minas Gerais e depois vem o Rio Grande do Sul. Piauí e Amazonas contam com unidades apenas nas capitais, assim como outros quatro estados.
“O próprio Código de Defesa do Consumidor diz que os Procons fazem parte da estrutura de defesa do consumidor, das políticas públicas, porque é a população do município que vai ser beneficiada”, explica o promotor do consumidor Carlos Menezello Romani.
“O Procon atende o consumidor através da conciliação, que leva à maior agilidade da resolução dos problemas, à celeridade e a uma resposta mais rápida do que a Justiça comum”, orienta o diretor do Procon, Sérgio Parada.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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