Queda de desigualdade na distribuição de renda em Pernambuco
Pernambuco segue o rumo da diminuição de desigualdade na distribuição de renda do país. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o estado teve queda de 31,2% no índice do Gini, que mede o contraste, um pouco acima de outras unidades da federação.
O levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que, nos últimos 30 anos, a desigualdade no rendimento domiciliar per capita nos municípios brasileiros caiu mais 22,8% no Brasil, e a região que teve o menor índice é a Nordeste, com -39,3%.
Os dados mostram quem em Pernambuco a desigualdade, em 1980, estava aumentada em 3,6%, diminuindo em -10% no ano de 1991 e -26,3% no ano 2000. O estado ainda está longe do desempenho da Paraíba, que teve maior redução, atingindo uma queda de 47,9%.
Para o professor de economia da Faculdade Boa Viagem, Roberto Ferreira, a diminuição do contraste na distribuição de renda em Pernambuco está interligada ao desenvolvimento nacional. “A receita melhorou em termos quantitativos e qualitativos. Nos últimos anos, houve muitos projetos estruturadores no estado e, consequentemente, a renda média da população aumentou, as pessoas passaram de um patamar para outro, membros da classe D migraram para a C, e os da classe C subiram para a B”, argumenta.
A pesquisa aponta o aumento da desigualdade na distribuição de renda entre regiões. Em 1980, a maior diferença era de 14,7% entre as regiões de maior índice (0,23 no Sudeste) e de menor índice (0,19 no Centro-Oeste). Em 2010, a diferença aumentou para 53,8%, comparando-se o maior índice (0,18 no Norte) ao menor coeficiente (0,12 no Centro-Oeste).
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário