Rapadura é renda para 40 engenhos no Sertão

Foto Ilustrativa As cidades de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde são referência na produção artesanal de rapadura e mel de engenho, delícias da nossa terra que são fruto do trabalho de 40 engenhos em plena atividade. De acordo com o responsável técnico pela biofábrica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Manuel Urbano, que auxilia essas microempresas diretamente, a situação atual dos engenhos sertanejos é resultado do plantio de variedades da cana-de-açúcar. Há quatro anos, foram inseridas quatro novas variações e, agora, mais três serão incrementadas.

Para desenvolver e testar as variedades da cana-de-açúcar, a Rede Interuniversitária para Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa) conta com a participação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE), que trabalha diretamente com o IPA. “Há poucos anos esse trabalho respondeu muito bem e agora não será diferente”, garante Urbano, descrevendo que as variedades disponibilizadas recentemente são mais resistentes ao stress hídrico e com maior teor de sacarose. “Essa é uma característica fundamental para a nossa região, predominantemente seca. Muitas vezes são, também, mudas livres de pragas e doenças”, esclarece Urbano. A multiplicação das mudas é feita pelo IPA na Estação Experimental de Itapirema, em Goiana, e, em seguida, distribuída para as agriculturas familiares. Segundo Urbano, foram distribuídas 42 mil novas mudas no início do projeto. A produtividade passou de 50 para 100 toneladas por hectare e a indústria registrou um incremento de 40%.

A introdução de novas mudas promete números satisfatórios de produtividade, geração de emprego e renda. Hoje, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde somam 925 hectares de canaviais. O presidente do IPA, Julio Zoé de Brito, diz que a iniciativa do plantio de novas mudas reflete mais fortemente no desenvolvimento dos agricultores que possuem até dois hectares plantados. Como exemplo, há o Engenho Buenos Aires, situado em Santa Cruz. O empreendimento gera 32 empregos diretos e fatura cerca de R$ 30 mil por ano com a produção exclusivamente artesanal de rapadura e mel. Para o proprietário, Valdemir José Adriano de Lima, as variações da cana são fundamentais para otimizar a produção. Os produtos feitos no engenho Buenos Aires são vendidos em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão. A média de preço estabelecida pelos engenhos é de R$ 0,90 pelo tablete de 500g de rapadura.

Fonte:  Folha de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.