Recife registra queda em número de casos de dengue
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Dados da Prefeitura do Recife apontam que houve uma redução no número de casos de dengue na cidade. No período de janeiro deste ano até o último dia 8 de setembro, foram notificados 4.465 casos e seis mortes. No mesmo período, em 2010, 13.803 casos da doença foram registrados e dez pessoas morreram.
Atualmente, os três bairros recifenses onde a situação é mais preocupante são: Jardim São Paulo, que teve 403 notificações, Ibura, com 226, e Cohab que notificou 189 casos. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife está distribuindo tampas de caixa d’água e ensinando técnicas para capturar o inseto e suas larvas.
“Além das ações que são feitas rotineiramente pelos agentes, nós estamos intensificando com a distribuição de capas de caixa d’água. São mais de 10 mil, distribuídas nas áreas de alto risco. Também estamos colocamos armadilhas. Só no bairro da Mangueira, nós temos 96 armadilhas, com monitoramento de infestação do Aedes Aegypti”, afirma a diretora de Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz (foto).
Previsão de chuva e também de sol: essa instabilidade é muito favorável à reprodução do mosquito. Segundo a diretora, o inseto se reproduz em qualquer lugar com água parada, por menor que seja o objeto – até numa tampinha de garrafa, por exemplo. O cuidado, então, não pode parar. “O ideal é que os depósitos estejam sempre tampados, sem nenhuma brecha para que o mosquito da dengue não se reproduza”, alerta Adeílza Ferraz.
Veja algumas dicas de como evitar os focos da dengue:
– Garrafas e baldes vazios devem ser guardados de cabeça para baixo;
– Mantenha a tampa de vasos sanitários sempre fechada;
– O suporte de água mineral precisa ser lavado na hora da troca;
– Nos pratinhos dos vasos de plantas, coloque areia ao invés de água;
– A vasilha de comida dos animais deve ser lavada, pelo menos, uma vez por semana com bucha, sabão e água corrente;
– Sacos plásticos devem ficar sempre fechados e a lixeira também;
– O mesmo procedimento deve ser adotado com a caixa-d’água, tonéis e outros depósitos com água;
– Veja se todos os ralos da casa estão desentupidos. Se não estiver usando, mantenha-os fechados.
Segundo a diretora, muitos moradores dificultam o trabalho da Prefeitura, impedindo entrada dos agentes. “Quando eles não permitem a entrada dos agentes, a gente tem que ir com a autorização da Polícia, da Justiça, junto com a Vigilância Sanitária, e entrar na casa”, diz. “Qualquer dúvida, a população pode ligar para o nosso 0800”.
SERVIÇO:
Ouvidoria Municipal da Saúde
0800 281 1520 | Atendimento das 7h às 19h
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário