Recorde de empregos para engenheiros
Pesquisa da empresa Michael Page de recursos humanos revela que a área de engenharia lidera o ranking nacional de contratações, com 22% de todas as admissões no país. As regiões fora do eixo Rio-São Paulo foram as que mais contribuíram para consolidar a demanda. O Nordeste responde por 45% do total das vagas de engenharia captadas pela consultoria no primeiro trimestre do ano. Pernambuco lidera na região, com 48% das colocações de engenheiros, puxadas pelos novos investimentos em obras de infraestrutura e os projetos habitacionais.
A pesquisa inclui todos os níveis hierárquicos formados por executivos de alta e média gerência, como gerentes, superintendentes e diretores de empresas em todo país. Os dados foram captados pelos dez escritórios regionais da consultoria (inclusive no Recife). Além de engenharia, as profissões ligadas às áreas financeiras, bancos, vendas/marketing, tecnologia da informação e óleo e gás estão cotadas como as mais demandadas de mão de obra.
“O volume de projetos de recrutamento na área de engenharia tende a ser maior diante do aquecimento do mercado de trabalho no país”, comenta Leonardo Souza, diretor regional da Michael Page no Nordeste. Segundo ele, esses índices são mais elevados na região devido aos projetos de infraestrutura programados dentro das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Além disso, ele cita o aumento da renda média das famílias alavancando as vendas no mercado imobiliário dos projetos do Minha casa, minha vida.
O executivo confirma que existem cargos específicos de chefia e gerência onde há carência absoluta de profissionais qualificados no Nordeste. “Há mais projetos sendo tocados do que profissionais no nível demandado pelas empresas”. A efervescência do mercado de trabalho em Pernambuco é comprovada pelo desempenho do escritório regional da consultoria, um dos que mais cresceram no 1º trimestre do ano.
As contratações de engenheiros lideram com 48% no escritório local, seguido de vendas e marketing com 38% e a área financeira com 14%. Por enquanto, 93% dos engenheiros são pernambucanos e 7% vieram de outros estados. A pesquisa mostra que, ao contrário do Sudeste, as empresas pernambucanas da construção civil preferem os mais jovens com menos de 30 anos, que correspondem a 64% das contratações.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário