Remédio preparado em farmácia de manipulação mata 8 pessoas em MG

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais está investigando a suspeita de erro na fabricação de remédios em uma farmácia de manipulação de Teófilo Otoni. Uma troca de substâncias pode ter sido a causa da morte de oito pessoas da cidade.

A farmácia de manipulação Fórmula Pharma, que fica no centro da cidade, foi fechada pelas vigilâncias sanitárias municipal e estadual com ajuda da polícia. O laboratório da empresa já havia sido interditado há mais de uma semana, mas o dono continuava comercializando os produtos.

Um casal que consumiu o medicamento permanece internado no hospital. A mulher, de 25 anos, está na UTI em estado grave. “Logo após que tomaram, começaram a passar mal, com vômito, ela chegou a desmaiar e ele quase desfaleceu também. Graças a Deus, um amigo da gente chegou a tempo de socorrê-los e encaminhá-los para o hospital”, lembra Helder Sena, amigo do casal.

No domingo (11), morreu a oitava pessoa que passou mal depois de tomar o remédio. “Trabalhamos com a hipótese inicial de um descuido, de uma negligência, mas isso ainda está sendo alvo das investigações”, diz o delegado Antônio Carlos de Alvarenga.

Amostras do medicamento estão sendo analisadas na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

Os pacientes que procuraram ajuda médica tinham sintomas de intoxicação por remédio para pressão alta. A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou que uma possível troca de substância na hora da manipulação pode ter levado as vítimas a ingerir, sem saber, uma grande dose de anti-hipertensivo.

Os pacientes tinham receitas médicas para tomar 500 miligramas de Secnidazol, indicado para combater parasitas. A suspeita é que tenham ingerido a mesma quantidade de um remédio para controlar a pressão arterial. Essa dose seria 40 vezes maior do que a indicada no tratamento convencional para a hipertensão.

“Houve uma falha técnica, e não da fiscalização. A fiscalização foi feita na farmácia. Agora não existe chance de fiscalizar as 20 mil farmácias o dia inteiro com o fiscal dentro”, avisa Carlos Alberto Pereira, da Secretaria Estadual de Saúde de MG.

As autoridades dizem ter provas de que a Fórmula Pharma produziu, sem receita, um lote do Secnidazol adulterado que pode fazer mais vítimas e o produto também teria sido distribuído em filiais do grupo, em cidades vizinhas.

“Nós apreendemos 50 cápsulas que estavam na farmácia, e tem outras que não conseguimos apreender. Certamente podem estar em outras farmácias, em outras drogarias sendo distribuídas ou pessoas compraram. Então, pedimos para não tomarem medicamento nenhum da farmácia e devolver o que têm em casa”, orienta o Carlos Alberto.

Os responsáveis pela farmácia Fórmula Pharma não foram localizados para comentar o caso. O dono compareceu à polícia na semana passada e se dispôs a contribuir com as investigações. Seis dos oito corpos das vítimas serão exumados e passarão por exames complementares.

Fonte: Jornal Nacional

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.