Representante do Papa confirma visita a Juazeiro
O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, estará em Juazeiro na próxima terça-feira, dia 30 de agosto. É a primeira vez que o representante do Papa Bento 16 no país virá à cidade. A visita acontece por ocasião das comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese de Juazeiro. O Núncio Apostólico se fará presente na Missa de abertura do Novenário de Nossa Senhora das Grotas, na Praça da Catedral, às 19h30.
Além de Dom Lorenzo, na mesma Celebração Eucarística ainda estarão presentes mais de 20 bispos da Bahia e Sergipe, que fazem parte do Regional Nordeste 3 da CNBB. Os religiosos também irão prestigiar o cinqüentenário da Igreja juazeirense. O bispo diocesano de Juazeiro, Dom José Geraldo da Cruz, espera a presença de um grande número de fiéis na celebração. Para isso lançou uma convocação para os católicos da cidade: “Vamos encher a praça, para acolher os Bispos do Regional NE3, o Núncio Apostólico, que por primeira vez estarão juntos em Juazeiro”, disse. “E, sobretudo, façamos uma linda abertura da Novena da nossa Padroeira”.
Quem é o Núncio Apostólico?
Um núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados, algumas organizações internacionais e perante a Igreja local. Reside na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada. Dom Lorenzo Baldisseri é o núncio apostólico no Brasil, desde 2002, nomeado pelo falecido Papa João Paulo II.
Bispo desde 1992, Dom Lorenzo tem um currículo vasto. Possui formação Jurídica e Diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e na Pontifícia Academia Eclesiástica. Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador , Japão, Brasil entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai( 1995-1999)e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.
Por Mirrail Menezes Pascom – Diocese de Juazeiro
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário