Saúde de Arcoverde recebe reforço

O município de Arcoverde, no Sertão do Estado, recebeu um reforço na rede pública de saúde. Na manhã de ontem, o governador Eduardo Campos foi até a cidade, que fica a 253 quilômetros da Capital pernambucana, para inaugurar o Centro de Reabilitação Mens Sana, uma unidade especializada em vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de acidentes de moto. O centro foi construído pela Fundação Terra, entidade ligada à Igreja, e deverá entrar em funcionamento até o final deste mês.

Os atendimentos serão conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a população de baixa renda do município e de outras 13 cidades circunvizinhas, que, juntas, compõem a 6ª Regional de Saúde. A expectativa da direção do novo centro é que sejam realizados 380 atendimentos diários.
Do Governo do Estado, o hospital receberá, inicialmente, R$ 50 mil mensais para a sua manutenção.

Em um período de seis meses, quando o centro já estiver com todos os serviços normalizados, a expectativa é que o investimento possa dobrar, e, assim, o Governo deverá arcar integralmente com os custos da unidade. “O Estado vai dar o exemplo financiando mais de 50% do centro e vamos convocar as prefeituras beneficiadas a ajudarem a manter essa unidade de saúde tão importante”, disse o governador Eduardo Campos.

O corpo médico da nova unidade dispõe de dez profissionais de saúde, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Para serem atendidos no espaço, os pacientes deverão ser encaminhados por outras clínicas, e, após o envio da documentação exigida, uma avaliação é agendada para que seja definido o início do tratamento.

Para a diretora do centro, Luzia Bastos, a inauguração da unidade trará mais conforto aos pacientes. “Grande parte das pessoas que sofre o AVC ou acidentes de moto, está acamado, sem se movimentar, muitos até com feridas pelo corpo. Agora eles terão a possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida, com um centro mais perto de onde moram. Eles não precisarão mais se deslocar para o Recife para fazer o tratamento, então será menos desgastante para eles, já que o tempo de viagem era muito longo e acabava prejudicando o tratamento”, explicou.

O prédio onde funcionará o centro foi construído em uma área de 835 metros quadrados, sendo dividido em dois pisos, além de um ginásio terapêutico. No térreo serão oferecidos os serviços de fisioterapia e reabilitação dos pacientes com sequelas motoras e neurológicas, entre outras paralisias. Já no primeiro andar terá funcionamento o posto de saúde, onde serão realizados os atendimentos ambulatoriais, vacinação e consultas odontológicas. O espaço foi erguido através de doações à Fundação Terra, presidida pelo padre Airton Freire de Lima.

Fonte: Folha de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.