Saúde de Arcoverde recebe reforço
O município de Arcoverde, no Sertão do Estado, recebeu um reforço na rede pública de saúde. Na manhã de ontem, o governador Eduardo Campos foi até a cidade, que fica a 253 quilômetros da Capital pernambucana, para inaugurar o Centro de Reabilitação Mens Sana, uma unidade especializada em vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de acidentes de moto. O centro foi construído pela Fundação Terra, entidade ligada à Igreja, e deverá entrar em funcionamento até o final deste mês.
Os atendimentos serão conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atender a população de baixa renda do município e de outras 13 cidades circunvizinhas, que, juntas, compõem a 6ª Regional de Saúde. A expectativa da direção do novo centro é que sejam realizados 380 atendimentos diários.
Do Governo do Estado, o hospital receberá, inicialmente, R$ 50 mil mensais para a sua manutenção.
Em um período de seis meses, quando o centro já estiver com todos os serviços normalizados, a expectativa é que o investimento possa dobrar, e, assim, o Governo deverá arcar integralmente com os custos da unidade. “O Estado vai dar o exemplo financiando mais de 50% do centro e vamos convocar as prefeituras beneficiadas a ajudarem a manter essa unidade de saúde tão importante”, disse o governador Eduardo Campos.
O corpo médico da nova unidade dispõe de dez profissionais de saúde, entre fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. O centro funcionará de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde. Para serem atendidos no espaço, os pacientes deverão ser encaminhados por outras clínicas, e, após o envio da documentação exigida, uma avaliação é agendada para que seja definido o início do tratamento.
Para a diretora do centro, Luzia Bastos, a inauguração da unidade trará mais conforto aos pacientes. “Grande parte das pessoas que sofre o AVC ou acidentes de moto, está acamado, sem se movimentar, muitos até com feridas pelo corpo. Agora eles terão a possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida, com um centro mais perto de onde moram. Eles não precisarão mais se deslocar para o Recife para fazer o tratamento, então será menos desgastante para eles, já que o tempo de viagem era muito longo e acabava prejudicando o tratamento”, explicou.
O prédio onde funcionará o centro foi construído em uma área de 835 metros quadrados, sendo dividido em dois pisos, além de um ginásio terapêutico. No térreo serão oferecidos os serviços de fisioterapia e reabilitação dos pacientes com sequelas motoras e neurológicas, entre outras paralisias. Já no primeiro andar terá funcionamento o posto de saúde, onde serão realizados os atendimentos ambulatoriais, vacinação e consultas odontológicas. O espaço foi erguido através de doações à Fundação Terra, presidida pelo padre Airton Freire de Lima.
Fonte: Folha de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário