Secretaria de Desenvolvimento Econômico assina convênio para criação do Recicla Pernambuco
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, assinou nesta sexta-feira (15), um convênio com 12 prefeituras para a implementação do projeto Recicla Pernambuco. Idealizado pela SDEC e Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), com o apoio da Petroquímica SUAPE e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), a iniciativa integra poder público, iniciativa privada e sociedade civil com o objetivo de potencializar ações de responsabilidade socioambiental na gestão de resíduos sólidos de todo o Estado.
Além da assinatura, o grupo envolvido no projeto cumpriu uma agenda intensa de visitas no Estado. Durante as visitas, o grupo se reunirá com prefeitos, organizações locais e cooperativas. O Recicla nasceu da perspectiva de desenvolver um programa de reciclagem com base na legislação atual, a Lei Federal no 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A ação irá compreender estudos, projetos e intervenções de construção, reforma, capacitação e incubação que procuram estimular a reciclagem e o uso da logística reversa nos processos industriais. O projeto atuará de forma complementar às outras ações que já estão sendo desenvolvidas no segmento. O Recicla Pernambuco integra o Plano de Regionalização da Gestão de Resíduos Sólidos em Pernambuco, que teve como pontapé inicial o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, o PGIRS. O investimento no projeto é de R$7,5 milhões.
Em sua primeira fase, será direcionado aos municípios que receberam elevados investimentos em infraestrutura para o tratamento de resíduos sólidos, como a construção de aterros sanitários e unidades de triagem, por exemplo. A meta é associar esses investimentos ao capital social já existente nos municípios, gerando trabalho e renda, incentivando a criação de consciência ambiental na população. A proposta abordará especificamente os municípios de Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, Gameleira, Escada, Ribeirão, Primavera, Amaraji e Cortês, na Mata Sul, Garanhuns, no Agreste Meridional e, Arcoverde e Serra Talhada, no Sertão Pernambucano.
Durante a solenidade, todos os municípios envolvidos assinaram um Termo de Adesão ao Projeto, comprometendo-se com uma participação efetiva e principalmente com a implantação da coleta seletiva ainda este ano. Precisarão ainda fazer a operação adequada dos sistemas de limpeza pública e de manejo de resíduos sólidos, apoiar a formação das cooperativas de catadores, as campanhas nos municípios e os programas de educação ambiental.
Fonte: Folha de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário