Segundo a OMS, 6 milhões de brasileiros são dependentes de drogas
O vício em drogas é uma doença que prejudica não só o dependente: atinge a família e tem consequências para a sociedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no Brasil, o índice é de 3% de dependentes na população geral, ou seja, 6 milhões de brasileiros. De acordo com a médica da família, Rafaela Pacheco, o uso de entorpecentes está relacionado a experiências anteriores.
“Isso interfere tanto na relação desse com ele próprio, com o trabalho e também com a família. A questão do usuário de drogas precisa ser entendida como uma coisa complexa, maior, e que diz respeito a muitas outras pessoas além do usuário de droga”, diz a médica.
Segundo ela, o ser humano busca nesses “paraísos artificiais” a cura momentânea para os problemas. “O uso da droga é milenar, elas existem não é de hoje nem de ontem. É a essência da humanidade, sair um pouco de si, da realidade. A própria construção social faz com que a gente tenha uma necessidade de fuga dos nossos problemas”, explica.
“Não se entra nessa situação porque é fraco, mau ou pior do que alguém. Enquanto sociedade, a gente precisa discutir essa entrada, quais são as nossas estratégias para garantir que essas pessoas tenham escolhas, que elas saiam disso uma vez que elas desejem”.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário