Segundo contêiner trazido dos EUA também contém lixo hospitalar
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Confirmado: o segundo contêiner trazido dos Estados Unidos por uma empresa pernambucana também contém lixo hospitalar. A informação foi divulgada esta manhã pelo inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal do Brasil no Porto de Suape, Carlos Eduardo da Costa Oliveira. A carga ainda está sendo inspecionada por equipes da Receita Federal e da Anvisa. Após a conclusão dos trabalhos, o inspetor deve conceder uma entrevista.
O nome da empresa deve ser revelado hoje. Até ontem à noite, as informações eram de que ela é antiga no ramo de confecções e está localizada em Santa Cruz do Capibaribe. Hoje, o Ministério Público Federal, o Ibama e a Polícia Federal serão convocados a entrar nas investigações. Carlos Eduardo Oliveira, acredita que a Interpol também entrará no caso. Ontem ele disse que cogita procurar o Consulado Americano no Brasil.
Esse é o oitavo contêiner importado pela companhia só neste ano. Os primeiros seis entraram no país sem passar por inspeção. O novo contêiner, que chegou a Suape há cerca de cinco dias, também saiu do porto de Charleston, nos Estados Unidos. Ele foi exportado pela mesma empresa que embarcou o outro contêiner para Suape. Em uma das fotos feitas pela Receita Federal da carga ilegal descoberta na terça-feira passada, é possível ler o nome do Hospittal Central Services Cooperative em um dos lençóis sujos. Também havia seringas, drenos e cateteres, totalizando 23 toneladas de lixo hospitalar infectado.
Só nesse primeiro carregamento descoberto, a importadora violou três legislações sanitárias: as resoluções (RDCs) 56 e 306, que tratam de boas práticas na gestão de resíduos e de resíduos de serviços de saúde, respectivamente, e a lei federal 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A empresa também incorreu no crime de contrabando. Na documentação do contêiner havia a informação de que a carga era de tecidos limpos com defeitos.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário