Senai inicia inscrição para capacitações da Fiat
A partir desta segunda-feira os interessados em trabalhar nas obras de construção da fábrica da Fiat no município de Goiana, na Zona da Mata Norte, que residam em 13 municípios próximos à cidade, poderão se inscrever para participar de um processo de capacitação em várias funções relacionadas à construção civil. Ao todo serão 10.173 pessoas treinadas para ocuparem 6.782 vagas nos cursos ministrados pelo Senai a partir de janeiro de 2012.
Serão cadastrados candidatos que residam nos municípios de Itaquitinga, Condado, Aliança, Ferreiros, Itambé, Camutanga, Timbaúba, Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, Araçoiaba e Itamaracá. De acordo com a função para qual será qualificado, será exigido ensino médio e ensino fundamental completo ou incompleto.
Os cursos treinarão os candidatos para trabalharem como ajudante de pedreiro, auxiliar de almoxarifado, armador, almoxarife, apontador, azulejador, carpinteiro, encanador, encarregado de obras, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor, servente, supervisor de montagem ou ajudante de montagem. A previsão é que a Fiat comece a chamar os trabalhadores até abril de 2012.
“Os municípios foram decididos de acordo com a distância de Goiana, para permitir que as pessoas possam trabalhar, sem que isso signifique uma separação das famílias. É uma decisão da Fiat empregar na fábrica os moradores da região. Esses trabalhadores também poderão ser mão de obra para toda a cadeia automotiva, incluindo os chamados sistemistas, que devem se instalar em Pernambuco”, disse o secretário do Trabalho, Antônio Carlos Maranhão.
Segundo o secretário, a proporção de vagas por município foi definida de acordo com a população de cada lugar. Os cursos serão ministrados pelo Senai nos locais e darão prioridade a beneficiários do Bolsa Família e do Seguro-desemprego. “É importante frisar que as inscrições serão por ordem de chegada, mas que terão prioridade pessoas nestas duas condições. O objetivo é priorizar a inserção social, com qualificação profissional”, destacou Maranhão.
Os interessados terão que comprovar o nível de escolaridade até o dia 15 de dezembro. Quem não conseguir a comprovação poderá participar de um curso de reforço de 100 horas de aulas, que está sendo acordado com o Sesi. Após as aulas, os candidatos passarão por nova classificação para realizarem as capacitações.
Os cursos terão duração variável, que pode chegar a dois meses e meio, com aulas nos três turnos. No caso da exigência de nível fundamental incompleto (ajudantes de pedreiro e de montagem), a pessoa deve ter cursado pelo menos até o quinto ano do ensino fundamental. As inscrições acontecerão nos locais indicados, das 8h às 17h, começando na próxima segunda-feira até o dia 15
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Pelo amor de Deus preciso ser selecionada não aguento ficar sem decimo ,sem carteira fichada com o nome sujo preciso entrar na Fiat…..